Trabalho da FCM no campo da Medicina Regenerativa é premiado no Canadá
Publicado por: Camila Delmondes
30 de novembro de 2016

Compartilhar:

A pesquisa “Avaliação da biocompatibilidade de scaffolds de poli (l-ácido lático) produzidos por eletrofiação utilizando células mesenquimais estromais derivadas de tecido adiposo” foi premiada durante o Congresso Till & McCulloch 2016, realizada pela Stem Cell Network, no Canadá, de 24 a 26 de outubro.

O estudo multicêntrico – que alia terapia celular de células-tronco à biongenharia visando a restauração de órgãos e tecidos lesados – integra o projeto de doutorado da estudante Bruna Manzini e foi desenvolvido no âmbito do programa de pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A pesquisa contou com a orientação da médica hematologista Ângela Luzo, diretora do Serviço de Transfusão e do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário Humano do Hemocentro, e coorientação do médico-cirurgião Ricardo Kalaf Mussi, professor do Departamento de Cirurgia da FCM.

De acordo com Bruna, o trabalho é fruto de um grupo de pesquisa já consolidado e que envolve, além da FCM e Hemocentro da Unicamp, o Departamento de Cirurgia da FCM, a Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do Sangue e Biofabris.

 “A pesquisa analisou a biocompatibilidade (adesão, proliferação e viabilidade) de células-tronco mesenquimais estromais (MSCs), derivadas do tecido adiposo humano, quando cultivadas em um tipo de biomaterial polimérico bio-reabsorvível, o Poli L- ácido láctico, visando a aplicação futura em engenharia de tecidos”, explicou.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM