Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM
Publicado por: Camila Delmondes
14 de novembro de 2024

Compartilhar:

Da esquerda à direita, os professores Erich de Paula, Fabíola Iglesias e Renato Gaspar, autores do projeto aprovado pela Fapesp/Foto: Marcelo Oliveira

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu da Fapesp cerca de R$ 2 milhões para a compra de um sistema de microscopia confocal para o Laboratório de Apoio Multiusuário (LAMP). O aparelho possibilitará a aquisição de imagens de imunofluorescência e microscopia ótica convencional de alta resolução, contribuindo para um salto de qualidade nas pesquisas do campo da Medicina Translacional. O projeto é dos professores Renato Gaspar, Erich de Paula e Fabíola Iglesias.

Segundo explicou Gaspar, o microscópio confocal STELLARIS 5 é o primeiro deste modelo na Unicamp como um todo. Robusto e moderno, o equipamento é útil na realização de ensaios em células, tecidos superficiais de animais vivos e em material biológico preservado. O equipamento também possibilita o desenvolvimento de técnicas de microscopia de expansão que aumentam drasticamente a sua resolução.

As pesquisas em Medicina Translacional objetivam, essencialmente, a busca por aplicações clínicas para as descobertas científicas feitas em laboratório e vice-versa, buscando sempre responder perguntas médicas em diferentes sistemas, tais quais culturas de células e tecidos (in vitro) e organismos vivos (in vivo), dentre outros. Nesse sentido, o docente da FCM fala sobre a necessidade da aquisição do equipamento para a realização das investigações:

“Muitas vezes, para que uma pesquisa em Medicina Translacional aconteça é imprescindível que haja proximidade entre as tecnologias e o local em que as amostras utilizadas no estudo são geradas e coletadas. O LAMP está localizado muito próximo ao Hospital de Clínicas e ao CAISM que oferecem as amostras utilizadas em nossos estudos. Essa localização, somada à tecnologia do microscópio confocal, oferece o cenário ideal para o desenvolvimento dessas pesquisas na Unicamp”.

A aquisição do STELLARIS 5, que ampliará a capacidade de produção científica do LAMP, é decorrente de diagnóstico realizado pela FCM visando o investimento de recursos em áreas estratégias de desenvolvimento em pesquisa, como é o caso da microscopia confocal, considerada uma área de grande potencial para a instituição. Dentre as possibilidades de ganhos científicos, Gaspar destaca:

“Por contar com o recurso de scanner ressonante de maior velocidade, o STELLARIS 5 permite a realização de ensaios de migração celular, adesão a matrizes e interação inter-celular sem causar fotobranqueamento (photobleaching), além do imageamento de tecidos superficiais de animais vivos. Com tais recursos tecnológicos conseguimos responder a muitas questões científicas. O scanner galvano, por sua vez, permite analisar a migração e co-localização de proteínas, geração de espécies reativas de oxigênio em tecidos e células, bem como aspectos estruturais. São muitas as possibilidades de intercâmbio entre a pesquisa básica e a clínico –cirúrgica, a partir do equipamento adquirido com o recurso da Fapesp”, finalizou o docente.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM