Pesquisa sobre microRNA e Doença de Crohn da Unicamp ganha prêmio internacional
Publicado por: Camila Delmondes
29 de janeiro de 2021

Compartilhar:

A pesquisa MicroRNA 650 Expression in Crohn's Disease: A Possible Biomarker for Post-Operative Follow-Up, de Karine Steigleder, Lívia Pascoal, Laís Simino, Francesca Silva, Natália Siqueira, Maria de Lourdes Ayrizono, João Fagundes, Adriana Torsoni e Raquel Franco Leal, recebeu o prêmio internacional de melhor estudo na área cirúrgica. Os pesquisadores fazem parte do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais, do Departamento de Cirurgia (Coloproctologia), ligado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e ao Gastrocentro da Unicamp, e também do Laboratório de Desordens Metabólicas da Faculdade de Ciências Aplicadas do campus de Limeira.

A pesquisa incluiu pacientes com doença de Crohn ileocecal ativa que foram submetidos à cirurgia, e faz parte do doutorado em andamento de Karine Steigleder. “Nosso estudo apontou o microRNA 650 como um potencial biomarcador de recidiva da doença após a cirurgia de pacientes com doença de Crohn”, explicou Raquel Franco Leal, que fez a apresentação da pesquisa durante o congresso norte-americano Advances in Inflammatory Bowel Diseases, ocorrido de 9 a 12 de dezembro, nos Estados Unidos.

Devido à pandemia de coronavírus, o congresso aconteceu de forma virtual, assim como a premiação. Stephen Hanauer, ícone mundial no tratamento das doenças inflamatórias intestinais, anunciou o trabalho vencedor e destacou conhecer a vencedora do prêmio. “Após seu trabalho prévio na Universidade de Chicago, Raquel se tornou uma notável cirurgiã pesquisadora no Brasil”, disse Hanauer sobre a coordenadora do grupo de pesquisa que originou este estudo.

O resumo do estudo foi publicado na revista de alto impacto The American Journal of Gastroenterology.



Notícias mais recentes



Cursinho Popular Zilda Arns abre inscrições para processo seletivo 2025

Cursinho Popular Zilda Arns: inscrições para processo seletivo 2025


(Convite) Encontro na FCM com os pré-candidatos a Reitoria da Unicamp, Gontijo e Marisa

Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM