II Mostra de Extensão Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP



Voltar para a lista de aprovados

DERMATOLOGIA COMPROMISSO SOCIAL: UMA SEMENTE PARA A INTERIORIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO BRASIL.



AUTORES: Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho,

PALAVRA-CHAVE: Ensino em Saúde, Interiorização de Profissionais, Dermatologia




RESUMO

INTRODUÇÃO: A desigualdade social no Brasil é grande, inclusive na assistência à saúde. A interiorização de médicos é fundamental para melhorar a qualidade da saúde de populações menos favorecidas. Apesar do programa do governo federal de interiorização da formação médica, muitos dos egressos destas escolas migram para grandes centros e permanecem nesses locais. O aumento de escolas médicas, igualmente concentradas em grandes centros, agravou a deficiência de professores universitários nesta área. É necessária e urgente a criação de estratégias que garantam a boa formação dos médicos em todo país e que fixem estes profissionais no interior, além de fomentar capacitação docente.

MÉTODOS E MATERIAIS: O serviço de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, reconhecendo estas necessidades, criou uma cota para candidatos à residência médica que, interessados na via acadêmica, optassem por receber a formação na Unicamp e, em contrapartida, dedicar número igual de anos à assistência e ensino da especialidade em escolas médicas do interior do país, criadas no plano de expansão, como parte do trabalho de campo para sua pós-graduação senso estrito. A candidata selecionada em 2018 cumpriu os três anos da residência em Dermatologia na Unicamp e foi, em 2021, dar aula na Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó, escola do plano de expansão de escolas médicas ligadas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A dermatologista ensina alunos do curso médico e atende à população da cidade, beneficiando direta e indiretamente um sem-número de pessoas. A bolsa para a atuação da médica, prevista no edital da residência médica, foi paga pela Prefeitura Municipal de Caicó.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto permitiu de forma pioneira, mas reprodutível, valorizar médica com interesse na vida acadêmica, oferecendo formação de qualidade na especialidade e o exercício profissional em região do interior do país, atuando como professora em curso sem ou com poucos especialistas. Seu êxito já contribui para que graduandos recebessem boa formação em dermatologia e estimulou a melhor distribuição de especialistas no país. A dermatologista está atuando como Professora Universitária temporária, além do vínculo com a Prefeitura Municipal de Caicó. Em seu relatório parcial da metade dos três anos em que deve permanecer em Caicó ela relata a atuação com alunos do segundo ano do curso médico do segundo ano, do quarto ano e do quinto ano em atividades teórico-práticas de fisiopatologia e raciocínio clínico, em ambulatórios clínicos e em atividades cirúrgicas, tendo operado muitos pacientes com câncer cutâneo não melanoma e 20 pacientes com melanoma, sendo que nove deles foram observados no exame físico realizado com alunos e não eram a queixa principal dos pacientes. Além disto a dermatologista participou de mutirões de atendimento à populações vulneráveis, fez e faz entrevistas semanais em rádio do município e atendimento a adolescentes do sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte.


REFERÊNCIAS: 1. Demografia Médica no Brasil 2020 / Coordenação de Mário Scheffer; equipe de pesquisa: Alex Cassenote, Alexandre Guerra, Aline Gil Alves Guilloux, Ana Pérola Drulla Brandão, Bruno Alonso Miotto, Cristiane de Jesus Almeida, Jackeline Oliveira Gomes e Renata Alonso Miotto. – São Paulo: Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP; Conselho Federal de Medicina, 2020.

AGRADECIMENTOS: Ao Prof. Dr. George Dantas e a médica dermatologista Flávia Savaia.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Parcerias e convênios