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AUTORES: Bruno Castro Américo, Drielly Santa Maria, Felipe de Mello Silveira , Isabela Torres Assumpção, Isabella Oliveira Conti, Maria Fernanda Parolini Ferreira, Monica Vannucci Nunes Lipay, Ivan Aprahamian,
PALAVRA-CHAVE: geriatria, gerontologia, educação médica
INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modificando sua relação com o tempo, com o mundo e com sua própria história. Sabendo disso, é indispensável assistência familiar e social à pessoa idosa durante este processo, respeitando sua singularidade e tempo, o que muitas vezes é insuficiente aos idosos em casas de repouso. Partindo disso, um grupo de acadêmicos da Faculdade de Medicina de Jundiaí viu a necessidade de desenvolver habilidades para o atendimento humano de acordo com a complexidade que o envelhecimento exige, para além dos horizontes da sala de aula, implementando sob a forma de projeto de extensão voluntário, intervenções com visitas semanais visando a promoção a saúde, bem-estar e autoestima da comunidade idosa de Jundiaí e região. O Projeto Geração, através de atuações de acadêmicos de todos os períodos da graduação, intervém no aspecto psicológico do envelhecimento, por meio da escuta ativa, empatia, troca de conhecimentos e experiências e de atividades lúdicas, visando alterar positivamente a qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
MÉTODOS E MATERIAIS: Aproximando-se mais à prática médica generalista, as visitas contribuem no aspecto biológico do processo de envelhecimento,a partir da realização de medidas antropométricas, glicêmica e de pressão arterial, visando não apenas triar os participantes quanto às doenças mais prevalentes na terceira idade - hipertensão arterial, diabetes mellitus e síndrome metabólica - quanto desenvolver a habilidade de aplicação desses exames por parte dos alunos. Os voluntários também recebem orientações sobre aplicação de questionários de rastreio comuns à população geriátrica, como KATZ, para funcionalidade; SARC, para sarcopenia, PhQ9, para depressão; 10-CS, para cognição; SNAQ, para anorexia; e FRAIL-BR, para fragilidade; sendo os resultados desses escores entregues aos profissionais de saúde das ILPIs - instituições de longa permanência para idosos - visando auxiliar de modo ativo nas condutas aplicadas por esses funcionários. Como desfecho, ao final de cada visita do Projeto são aplicados aos voluntários questionários de percepção das ações oferecidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Desde o início de suas visitas, no primeiro semestre de 2022, o Projeto já acumula mais de 200 horas de atividades, tendo atingido diretamente cerca de 60 idosos e mais de 100 alunos da graduação médica. Segundo os questionários aplicados a estes alunos, o nível de preparo para lidar com a população idosa subiu de aproximadamente 20%, antes das visitas, para 82%, além de uma avaliação positiva por mais de 95% dos participantes. Tendo sido obtidas tais respostas positivas acerca do trabalho desenvolvido desde a fundação do Projeto, em 2021, pode-se inferir que o Geração fez e tem feito a diferença para acadêmicos e idosos de Jundiaí e região, sendo capaz de aumentar significativamente a habilidade dos alunos de graduação em lidar com as especificidades da população idosa e ampliar sua proficiência nos exames básicos realizados, bem como servindo à comunidade positivamente com condutas aplicadas pelos profissionais das instituições visitadas e promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
REFERÊNCIAS: Azul PCGS. Contribuições do ensino da geriatria para a prática médica. Orientador: Marli Terezinha Quartieri. Dissertação (Mestrado em Ensino) – UNIVATES Universidade do Vale do Taquari, Paripiranga/BA. 2020 Luccheti ALG. Avaliação de estratégias de ensino sobre “Geriatria e Gerontologia” na graduação em medicina. Orientador: Alexandre Moreira-Almeida. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. 2017
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim
EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Programas e Projetos de Extensão