Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Neire Moura de Gouveia, Lara Arruda dos Santos, Joel Oliveira Dias,
PALAVRA-CHAVE: Violência; crianças; valores
INTRODUÇÃO: Na sociedade percebe-se o aumento das manifestações de violência, intolerância, discriminação e preconceito, além de uma inversão de valores. A melhor maneira de amenizar essa situação é a realização de trabalhos educativos nas escolas. Por isso, esta atividade teve como objetivo desenvolver ações educacionais sobre valores e família para crianças de ensino infantil em uma escola de um bairro de periferia em cidade do sudoeste goiano.
MÉTODOS E MATERIAIS: Dentre as ações foi realizado um jantar com uma palestra ministrada por uma psicóloga na escola para inserção da família na educação dos filhos. Além disso, também foi realizado uma atividade sobre bullying, na qual para crianças de 4 a 6 anos foi realizado um teatro de fantoches e para as crianças maiores (6 a 10 anos) foi fornecido materiais, como cartolina, cola e figurinhas para que eles pudessem criar uma narrativa sobre o tema bullying. Ao final foi realizado uma discussão geral com todas as turmas para que os alunos pudessem apresentar seu tema e seu cartaz, no qual foi realizado uma intervenção discutindo sobre valores, respeito, empatia e amizade. Também foi disponibilizado no banheiro da escola uma caixinha do desabafo para que as crianças pudessem relatar o que estavam sentindo, de forma anônima.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a realização da palestra verificou-se um efeito positivo quando uma mãe pediu a palavra e emocionada relatou que os pais tem trocado tempo de qualidade com os filhos pela tela do celular. A atividade sobre bullying também teve efeito positivo uma vez que as crianças melhoraram a rotina na escola em relação ao comportamento e tratamento para com os colegas. O diretor da escola já havia relatado anteriormente que estavam com problemas neste sentido. Verifica-se a necessidade de mais atenção às crianças desta escola, uma vez que são crianças carentes de afeto e atenção oriundas de famílias sem planejamento.
REFERÊNCIAS: FARAJ, Suane Pastoriza et al. Enfrentando o bullying na escola: experiências de intervenções no combate à violência. Aletheia, v. 54, n. 2, 2021.
AGRADECIMENTOS: Agradecimentos à Faculdade Morgana Potrich pela bolsa de extensão concedida à aluna Lara Arruda dos Santos.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
FINANCIAMENTO: Próprio institucional
EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Programas e Projetos de Extensão