Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Rubens Bedrikow, Raielle da Rosa Mazzarelli,
PALAVRA-CHAVE: Relações Comunidade-Instituição. Movimento Social. Saúde Coletiva. Comunicação social.
INTRODUÇÃO: Este trabalho analisou o processo de elaboração de um projeto de pesquisa associado a um programa de extensão, considerando a interação dialógica entre universidade e comunidade e a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino. É esperado que as etapas de elaboração do projeto espelhem o processo de aproximação entre universidade e comunidade, a aquisição de informações sobre a comunidade e a abertura de espaço para protagonismo dos moradores, em contato com os pesquisadores e extensionistas. A comunidade reune moradores de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), localizado em território de três municípios próximos a Campinas-SP.
MÉTODOS E MATERIAIS: Trata-se de estudo documental, transversal. Foi analisado o seguinte documento: "Projeto de pesquisa Moradores do assentamento Milton Santos: histórias de vida e saúde”. A escolha do documento foi intencional e obedeceu ao interesse dos autores de analisar projeto de pesquisa dos quais são os responsáveis e que está associado a programa de extensão do qual são também participantes. Buscou-se identificar e descrever as etapas transcorridas para a elaboração do projeto de pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto de pesquisa surgiu da experiência prévia da pesquisadora com a produção de documentário sobre a consolidação do MST como movimento organizado, isto é, conhecimento e vínculo com o objeto de investigação, e atuação em programa de extensão universitária durante cerca de cinco anos. A aproximação com a comunidade consistiu em visitas ao assentamento e rodas de conversa com suas lideranças e outros moradores, como parte de atividades de interação dialógica, no sentido de conhecer o cotidiano deles no território e suas principais demandas. A partir desses encontros e dos conhecimentos adquiridos, ficou clara a necessidade de dar voz às pessoas da comunidade para que pudessem contar suas histórias de vida, sentimentos, problemas e soluções, muitas vezes abafados pela visibilidade do movimento social propriamente dito, deixando pouco espaço para que seus membros se posicionem enquanto pessoas com vivências e histórias de vida singulares. A análise do projeto de pesquisa mostrou que sua elaboração teve como fatores determinantes a trajetória prévia da pesquisadora, assim como seu interesse pelo tema, e as conversas com os assentados, enquanto ações de extensão - que tornou possível identificar as principais questões que deveriam ser objeto de investigação, explicitando clara associação entre pesquisa e extensão.
REFERÊNCIAS: Bedrikow, R. Extensão Universitária na Vila Paula: contribuições para a integração entre Ensino e Extensão na formação médica. Campinas-SP: Editora Unicamp, 2022. Hilsenbeck, F. A. Assentamento Milton Santos: uma luta – por fora e por dentro – da esquerda para garantia do território (1ª parte). Passa Palavra, 2014. Disponível em: https://passapalavra.info/2014/05/95285/. Acesso em 23 mai 2023 Mazzarelli, R. R. Sementes da resistência: o 25 de maio e a luta pela reforma agrária. Documentário [vídeo]. Trabalho de conclusão de curso: Comunicação Social-Midialogia. Unicamp. 2023.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Programas e Projetos de Extensão