II Mostra de Extensão Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP



Voltar para a lista de aprovados

EMPREENDEDORISMO ALIADO À EDUCAÇÃO MÉDICA E À DIFUSÃO DE CONHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA



AUTORES: Monica Vannucci Nunes Lipay, Bárbara Sacchi Guedes, Giovanna Camarotto Patah, Laura Vezzano Xavier , Lucas Bueno , Luísa Bars dos Santos, Beatriz Santana de Siqueira Silva, Felipe de Mello Silveira ,

PALAVRA-CHAVE: empreendedorismo; educação médica; reanimação cardiopulmonar




RESUMO

INTRODUÇÃO: Alunos de uma Instituição de Ensino Superior de São Paulo, a partir de indagações realizadas durante uma aula de emergências pediátricas fundaram uma empresa júnior, sem fins lucrativos. Composta por alunos e supervisionada por docentes coordenadores do projeto, estes buscaram novos métodos de ensino, colocando o aluno da graduação de medicina como docente de cursos para a população leiga. Com o foco sempre na educação em saúde, a empresa proporciona aos graduandos de medicina uma imersão no empreendedorismo, métodos ativos de ensino e aprendizagem e uma possibilidade de inovar na educação, de acordo com a demanda, sempre buscando proporcionar conhecimento por meio de uma educação inovadora.

MÉTODOS E MATERIAIS: Os graduandos voluntários do projeto participam de capacitações iniciais em gestão, Suporte Básico de Vida, dinâmicas de grupo e trabalho integrativo para compor a equipe. A partir de então, começam a atuar na parte de gestão da empresa, em 3 principais áreas: jurídica, financeira e organizacional. Além disso, participam dos diversos projetos ofertados pela própria empresa. O principal projeto é o curso de Suporte Básico de Vida (Primeiros Socorros), no qual os graduandos ensinam principalmente a população leiga a como agir em casos de emergências, como parada cardiorrespiratória, engasgos, queimaduras e crises convulsivas. Nos projetos, o discente de medicina é colocado como docente, sendo este o responsável pelo ensino teórico prático aos ouvintes. Ao graduando também é possibilitado a experiência de a cada curso ofertado treinar seu conhecimento e melhorar sua oratória. É válido destacar que o valor arrecadado é totalmente revertido em aquisição de material para oferta de cursos, fomento de educação continuada à equipe de alunos e investimento na educação destes discentes. Ademais, foi escrito um livro pelos próprios membros, chamado “Primeiros Socorros: o que todos deveriam saber”, que é vendido online pelo Formulário Google, nas capacitações e eventos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A graduação em medicina poucas vezes relaciona-se ao empreendedorismo ou a esfera do saber que aborda questões organizacionais. Assim, ao colocar um graduando de medicina em contato com a realidade de uma empresa, instiga-se a busca por conhecimento em outras áreas, o que permite uma formação complementar mais abrangente. É proporcionado, ainda, a esse graduando, que compartilhe seu conhecimento com a população na forma de cursos teórico-práticos, permitindo o desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas: a oratória, dialética, postura em público e empatia. Além disso, permite que o graduando atue como difusor de conhecimento de qualidade, já que todo conhecimento é revisado por docentes médicos e ofertado de maneira simples e de fácil compreensão aos ouvintes. Esse trabalho evidencia que ações inovadoras em educação podem ofertar o desenvolvimento de diversas habilidades que nem sempre são exploradas na graduação em medicina. Também há de se ressaltar que, participando de uma empresa sem fins lucrativos, o aluno é colocado constantemente em situações em que ele mesmo deve buscar ser protagonista do conhecimento. Ademais, devolve-se à sociedade o conhecimento adquirido por este esforço. Por fim, o lucro conquistado acaba sendo revertido na própria formação do aluno ou na viabilização dos cursos.


REFERÊNCIAS: AMORETTI, R. A Educação Médica diante das Necessidades Sociais em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 29, n. 2, p. 136–146, ago. 2005. ARTEAGA RODRÍGUEZ, C.; KOLLING, M. G.; MESQUIDA, P. Educação e saúde: um binômio que merece ser resgatado. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 1, p. 60–66, abr. 2007. DE, L. et al. Educação médica em reanimação cardiopulmonar: transposição didática do presencial-tradicional para o remoto-interativo com simulação. 1 jan. 2022. FERREIRA, M. das G. N.; PEREIRA ALVES, S. R.; DE SOUTO, C. G. V.; VIRGÍNIO, N. de A.; SILVA JÚNIOR, J. N. de B.; DOS SANTOS, A. F. O LEIGO EM PRIMEIROS SOCORROS UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 12–20, 2017.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Parcerias e convênios