II Mostra de Extensão Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP



Voltar para a lista de aprovados

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PRECEPTORIA: SOMOS TODOS SUS



AUTORES: Monica Vannucci Nunes Lipay, Marília Jesus Batista de Brito Mota, Ana Paula Zanin dos Santos Felgueiras, Tânia Regina Gasparini Botelho Pupo, Célia Martins Campanaro, Jane Rodrigues de Campos Tonetti, Fabiana Petter Camillo,

PALAVRA-CHAVE: preceptoria em saúde, atenção primária, SUS, diretrizes curriculares




RESUMO

INTRODUÇÃO: O processo de formação de profissionais da saúde, estimulado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, está fundamentado nos princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecendo o compromisso das instituições de ensino e gestores municipais com o desenvolvimento de atividades educacionais e de atenção à saúde. Para atingir as metas das diretrizes curriculares e o SUS desempenhar o seu papel formador é de suma importância a integração do serviço-ensino-comunidade-gestão e esta capacitação pretende favorecer o diálogo entre essas partes, fortalecendo a rede e formando preceptores educadores.

MÉTODOS E MATERIAIS: O curso foi composto por quatro módulos, realizados quinzenalmente, sendo programadas atividades online com encontros virtuais síncronos e atividades presenciais, seguindo a proposição dos temas por metodologias ativas de ensino, priorizando aquelas que envolviam trocas de experiências e integração. Os temas abordaram as diretrizes do SUS e as curriculares nacionais, os regulamentos institucionais da faculdade e o Grupo Interdisciplinar de Trabalho Ensino e Serviço (GITES) com a Prefeitura Municipal. Foram discutidos aspectos de aprendizagem na prática, raciocínio clínico, manejo de agenda e tempo de consulta, avaliação, feedback, gestão de conflitos, registros de prontuários, diferenças geracionais nos processos de aprendizagem, sob a forma de portfolios, rodas de conversa, oficinas e dinâmicas de grupo. Foi disponibilizado material didático via plataforma de ensino (aulas em slides, artigos, livros, vídeos), tanto antes quanto durante os encontros presenciais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram 30 profissionais que trabalham na atenção primária do município, sendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogos. Destes, 20 concluíram o programa com frequência igual ou superior a 75% e avaliação satisfatória. A utilização de metodologias ativas e integrativas foi importantíssima para as discussões geradas, levando a intensas reflexões e impacto positivo na construção e consolidação da integração instituição-ensino-serviço-comunidade que compõem a proposta de atenção primária na rede de saúde municipal. Novas edições poderão ampliar o alcance dessa significativa proposta de integração e alinhamento educacional.


REFERÊNCIAS: Nascimento, AKC & Baduy, RS (2021). Simulação, oficina e roda de conversa: estratégias de aprendizagem ativa na saúde. Revista Educação em Debate. 43(84), 152-167 Pereira ALP, Zilbovicius C, Carnut L, de Souza Neto AC. (2022). A integração ensino-serviço-gestão-comunidade na percepção de preceptores de graduandos na Atenção Primária à Saúde. Physis [Internet];32(3):e320305.

AGRADECIMENTOS: à FMJ, pelo apoio à realização do curso, à PMJ por permitir a dispensa dos funcionários para a realização das atividades.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Cursos de extensão e treinamento em serviço