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AUTORES: Maria Sílvia Duarte Hadler , Arnaldo Pinto Junior,
PALAVRA-CHAVE: memória; patrimônio cultural; sociedade democrática; Educação Básica
INTRODUÇÃO: O trabalho a ser apresentado faz parte do projeto de extensão História local, memória e patrimônio cultural: construindo identidades plurais na Educação Básica, com apoio da Proec-Unicamp. Relacionado aos anos iniciais da Educação Básica, foi desenvolvido com a colaboração de discentes da Universidade, junto a professores e estudantes de escolas públicas de Campinas, SP, no distrito de Barão Geraldo e no bairro Parque D. Pedro II. Focalizamos as temáticas da memória, do patrimônio cultural e da história local, conceitos que podem ser tratados por diferentes componentes curriculares, o que reforça suas especificidades interdisciplinares e transversais.
MÉTODOS E MATERIAIS: Abordamos, em reuniões regulares com os profissionais destas escolas, concepções de história local, memória, documento histórico e patrimônio cultural, buscando ampliar o contato das comunidades com o panorama de discussões existentes a respeito. Com a proposta de discutir concepções e representações de patrimônio cultural, ancoradas em histórias e memórias das próprias comunidades escolares e de seu entorno, realizamos, de forma colaborativa e dialógica, reflexões conjuntas sobre diferentes possibilidades de valorização de patrimônios culturais para além daqueles instituídos oficialmente pelos poderes públicos e/ou agentes da sociedade civil. Sob a perspectiva de um trabalho mais amplo com a temática da memória, o projeto procurou destacar a importância do registro de vivências significativas na relação com as escolas, as quais também compõem a história destas instituições, podendo se constituir em suporte para a diversificação de atividades com a história local e a memória. Promovemos, também, visitas orientadas de grupos de estudantes e professoras/es ao Centro de Memória-Unicamp, ao longo do ano, para conhecerem procedimentos de tratamento de documentação e participarem de oficinas práticas - conduzidas por profissionais do CMU - de orientação de noções básicas de conservação de documentos, no intuito de ampliar a compreensão acerca da preservação e da memória.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização do tratamento escolar das temáticas em pauta nos permite afirmar que a abordagem de relações de pertencimento e alteridade, bem como a valorização identitária das comunidades escolares, de seus sujeitos e culturas, potencializam tanto os processos de ensino e aprendizagem quanto a função transformadora da educação. Tivemos a preocupação de propiciar uma maior aproximação entre as escolas participantes e o CMU. Trabalhamos na perspectiva de que os documentos existentes, tanto no CMU como nas instituições escolares, podem ser considerados bens culturais e, como tais, são expressão de um patrimônio significativo e indicativo de diversas histórias e memórias produzidas pelos sujeitos sociais, constituindo um patrimônio a ser reconhecido, valorizado e difundido. Com referenciais teóricos e metodológicos apoiados, entre outras, nas reflexões desenvolvidas por Benjamin (2009), Marson (2020), Galzerani ( 2012) e Gonçalves (2002), o projeto pretendeu contribuir para a ampliação das visões de mundo dos sujeitos participantes e, sobretudo, para o fortalecimento de posturas de tolerância e de respeito diante de “outros” sujeitos no espaço público urbano, articulando-se aos princípios de uma sociedade democrática e plural. Tal perspectiva de abordagem revelou-se significativa para as comunidades escolares envolvidas, resultando em solicitações de continuidade das atividades propostas pelo projeto.
REFERÊNCIAS: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. MARSON, Izabel Andrade. Qual o lugar da História Local? Percursos e potencialidades do tema e do problema. In: PAULILO, André Luiz; HADLER, Maria Sílvia Duarte. (orgs.). História local e memória: política, cultura, identidades. Campinas: Centro de Memória Publicações, 2020. p. 33-81. GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, cidade e educação das sensibilidades. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, v. 20, n. 23, p. 1-6, jan./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.20396/resgate.v20i23.8645722. Acesso em: 22 jan. 2023. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Monumentalidade e cotidiano: os patrimônios culturais como gêneros de discurso. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi (org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, p. 108-123.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a colaboração dos funcionários do Centro de Memória-Unicamp e dos estudantes da Universidade, da graduação e da pós-graduação, envolvidos nas atividades do projeto. Agradecemos, também, o apoio da Proec-Unicamp.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
FINANCIAMENTO: PROEC/UNICAMP
EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Programas e Projetos de Extensão