Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Guilherme Gomes De Almeida Lacerda, Bruna Franchito Freire, Ivana Ferrer de Souza, Juliana Peron Gothe, Nami Ikehara Dezotti, Paloma Maria Ribeiro Lescura França, Juliana de Toledo Piza Soares, Joaquim Simões Neto,
PALAVRA-CHAVE: trauma, extensão, acidentes.
INTRODUÇÃO: Os acidentes de trânsito são considerados um problema de saúde pública. No Brasil, são registradas cerca de 45 mil vítimas fatais por ano. Estudos mostram que a conduta humana inadequada é a principal responsável pela maioria dos traumas que, sob essa perspectiva, podem ser vistos como evitáveis. Em 2014, foi instituído o Maio Amarelo, movimento que propõe ações educativas para a segurança viária. Assim, o projeto de extensão "Prevenção ao Trauma”, formado por docente e alunos da Medicina e Enfermagem, aliou-se à EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, para a promoção do Maio Amarelo. As ações visaram conscientizar a população quanto aos riscos da associação entre álcool e direção e alertar sobre os acidentes no trânsito.
MÉTODOS E MATERIAIS: As atividades em bares incluíram diálogos com os clientes, distribuição de folhetos informativos e simuladores do etilômetro. Na Blitz educativa foram promovidas conversas com os motociclistas sobre o uso de equipamentos de segurança, distribuição de antenas corta-pipa e folhetos informativos. O Passeio Ciclístico ocorreu no bairro Campo Grande e foram ministradas orientações de segurança para o uso das ciclovias. O Simulado de Atendimento a 15 vítimas foi realizado na Av. John Boyd Dunlop, via com maior número de sinistros na cidade e reuniu as empresas UNICAMP, Bombeiros, Polícia Militar, CCR Autoban, AB Colinas, SAMU, Rede Mário Gatti etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As blitz abordaram 800 motociclistas, que foram instruídos quanto aos equipamentos de proteção individual e ao uso de antenas corta-pipa. Nos bares, as ações atingiram mais de 1200 consumidores. Os participantes que realizaram o teste do etilômetro e apresentaram teor alcoólico elevado foram advertidos sobre as penalidades legais. O Passeio Ciclístico reuniu 400 ciclistas, que se mostraram atentos às orientações sobre a segurança nas ciclovias. O Simulado obteve grande impacto social. Cerca de 500 transeuntes assistiram o atendimento e o transporte em ambulâncias e águia. Vídeos das ações divulgados em redes sociais atingiram métricas superiores a 6 mil visualizações, garantindo o alcance além dos limites físicos. Ações educativas para a conscientização social são primordiais para a segurança no trânsito. Notou-se grande interesse e participação da população, mostrando-se decisiva na prevenção de acidentes.
REFERÊNCIAS: 1.Maio Amarelo. Disponivel em: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento 2.Trânsito: Saúde Um olhar da para o tema [Internet]. [cited 2023 Jul 20]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/49709/97 89275720387_ por. pdf? sequence=1&isAllowed=y 3.Prefeitura Municipal de Campinas [Internet]. portal.campinas.sp.gov.br. [cited 2023 Jul 20]. Available from: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/23183
AGRADECIMENTOS: Agradecemos o apoio da empresa EMDEC, da Educadora da EMDEC Mariângela, e ao Professor Orientador Dr. Joaquim Simões Neto.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Cursos de extensão e treinamento em serviço