II Mostra de Extensão Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP



Voltar para a lista de aprovados

BUSCA ATIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ATRASO VACINAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM IMUNIZAÇÃO



AUTORES: Camila Cristina de Carvalho, GABRIEL BORBA DE CASTRO, Danielle Satie Kassada,

PALAVRA-CHAVE: Extensão Comunitária; Cobertura vacinal; Vacinação da Criança; Vigilância em Saúde.




RESUMO

INTRODUÇÃO: A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada um nível estratégico de cuidado capaz de oferecer ampla cobertura e resolução, além de intervir precocemente em agravos que afetam a coletividade. O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos programas de imunização mais completos do mundo. Sua reputação se deve, principalmente, à manutenção de altas coberturas vacinais para proteção contra diversas doenças relevantes à saúde pública. O objetivo deste estudo é descrever as atividades educativas em saúde realizadas por estudantes de Enfermagem sobre a importância da imunização em crianças menores de 5 anos e adolescentes.

MÉTODOS E MATERIAIS: Trata-se de um estudo descritivo, baseado em relatos de experiência, conduzido por estudantes de Enfermagem e extensionistas do grupo "VigiON: Ações de Vigilância em Saúde articuladas com a Atenção Primária à Saúde e Comunidade" em um Centro de Saúde localizado em Campinas, São Paulo. Foi realizado um diagnóstico da baixa adesão às vacinas por crianças menores de cinco anos e adolescentes, e estratégias intersetoriais foram elaboradas para superar possíveis obstáculos nesse processo. O relato de experiência aborda o Projeto de Extensão no Centro de Saúde São Marcos em colaboração com o Centro de Educação Infantil Fernando Alpheo Miguel e Escola Estadual Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque na busca ativa de crianças menores de cinco anos e adolescentes com atraso vacinal.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram analisados os registros de imunização de 169 crianças no Centro de Educação Infantil Fernando Alpheo Miguel, das quais 151 (89,3%) apresentavam atraso no calendário vacinal. Já em relação à Escola Estadual Castinauta foram analisados os registros de 53 adolescentes, dos quais 51 (96,2%) estavam com vacinas atrasadas. Com base nessa análise inicial, foi estabelecida uma data em conjunto com as escolas para a realização da vacinação no ambiente escolar, a fim de atualizar a situação vacinal dos alunos. As baixas coberturas vacinais e o ressurgimento de doenças imunopreveníveis são problemas decorrentes de diversos fatores, como movimento antivacina, sistemas de informação deficientes, disponibilidade de imunobiológicos e acesso limitado. Como resultado, além de fortalecer o exercício do controle social sobre as políticas e serviços de saúde, fica evidente a importância dessa prática na formação dos estudantes de Enfermagem. Essa experiência proporciona aos extensionistas, futuros profissionais da área, um maior contato com os usuários e uma interface intersetorial, desempenhando um papel que está alinhado com sua futura formação como educadores em saúde.


REFERÊNCIAS: Programa Nacional de Imunizações - Vacinação. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-nacional-de-imunizacoes-vacinacao#:~:text=Em%201973%20foi%20formulado%20o,pela%20reduzida%20%C3%A1rea%20de%20cobertura. Acesso em: 13 out. 2023. Sabiny Pedreira Ribeiro, Maria. Atenção Primária e Coordenação do Cuidado: dispositivo para ampliação do acesso e a melhoria da qualidade. Ciencia & Saude Coletiva, v.25,n.5,p.1799–1808,2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/VJ9syfhhdCSqVHH4TbyxTJh/. Acesso em: 13 out. 2023. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030 [recurso eletrônico]. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 118 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_enfrentamento_doencas_cronicas_agravos_2021_2030.pdf. Acesso em: 08 nov. 2022. Fundação Oswaldo Cruz. A maior queda de cobertura vacinal nos últimos 30 anos. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/3020-a-maior-queda-de-cobertura-vacinal-nos-ultimos-30-anos. Acesso em: 08 nov. 2022.

AGRADECIMENTOS: À orientadora do projeto de extensão por todo incentivo e apoio para o desenvolvimento das ações e pesquisas. Aos profissionais do Centro de Saúde e do Centro de Educação Infantil que contribuíram direta ou indiretamente na construção da ação e consequente deste resumo.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Programas e Projetos de Extensão