II Mostra de Extensão Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP



Voltar para a lista de aprovados

GRUPO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO DO HOSPITAL ESTADUAL SUMARÉ (GPP-HES)



AUTORES: Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, Letícia Fiorini Carbol , Giulia Lopes Borghi Rios , Isabella Toscano Valentim Carlos, Amanda Ramos do Nascimento , Rayane Dayara de Souza Melo,

PALAVRA-CHAVE: Relações Comunidade-Instituição; Educação em saúde; Gestação; Parto




RESUMO

INTRODUÇÃO: A literatura aponta que as gestantes que frequentam grupos de preparação para o parto estão mais propensas a vivenciarem experiências de parto positivas, uma vez que a ampliação de conhecimento sobre o tema é capaz de diminuir a ansiedade e o medo do parto, além de representar uma estratégia de combate à violência obstétrica. Este projeto de extensão tem como objetivo ofertar um programa de preparação para a experiência de parto, englobando as Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).

MÉTODOS E MATERIAIS: Encontros presenciais, com duração aproximada de 2h, realizados semanalmente no Hospital Estadual Sumaré (HES). As rodas de conversa são conduzidas pela coordenadora do projeto juntamente com alunas extensionistas. As gestantes são orientadas a participar pelos profissionais de saúde que atendem pré-natal no município, ou são indicadas por outras gestantes já participantes. Em cada encontro é abordado um tema (pré-definido e disponibilizado em cronograma prévio) de estímulo e preparação para o parto normal, tendo como referencial teórico as Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento da OMS e MS, tais como: fases do trabalho de parto, métodos de alívio da dor, Plano de Parto, indução do parto, mitos e verdades sobre o parto normal, cirurgia cesariana, o papel do acompanhante, normas e rotinas institucionais, dentre outros. São distribuídos materiais educativos elaborados pelas alunas extensionistas e utilizadas diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, além de atividades lúdicas e artísticas com objetivo de proporcionar um espaço de acolhimento, vínculo e intensa troca de informações entre comunidade (gestantes/casais) e equipe de saúde. Além disso, todo mês é realizada uma visita no Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto para favorecer a vinculação com o serviço, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Até o momento, cerca de 290 gestantes já participaram de algum encontro do grupo desde a sua implementação, em 2021. Dentre os resultados alcançados, percebe-se: aumento da segurança, diminuição da ansiedade e do medo do parto, sentimento de pertencimento à instituição, vinculação à equipe de saúde e outras gestantes, aproximação dos acompanhantes e maior interesse/disposição para a vivência do parto normal após participação nos encontros. Também tem sido observado que as participantes verbalizam experiências de parto mais satisfatórias, independente da via de parto (normal ou cesariana). Essas considerações são provenientes da observação empírica da equipe do projeto, dos profissionais que atuam no Centro Obstétrico do HES e dos relatos de experiência compartilhados entre as participantes no grupo. Assim, com o objetivo de se obter resultados mais fidedignos sobre o impacto do projeto de extensão para a comunidade, o perfil das participantes, bem como o desfecho de parto e a efetiva adesão às boas práticas de atenção ao parto e nascimento passarão a ser investigados a partir de um projeto de pesquisa, aprovado e financiado, com início previsto para outubro/2023. De qualquer forma, o projeto está em franco crescimento e acredita-se que o seu objetivo principal esteja sendo alcançado.


REFERÊNCIAS: 1. World Health Organization. WHO recommendations on antenatal care for a positive pregnancy experience. Geneva: WHO; 2016. Available from: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/250796/1/9789241549912-eng.pdf. 2. Robab, H., Fateme, A.-A., Shahla, M., Sakineh, M.A.C., Mojgan, M. (2020). Fear of childbirth, anxiety and depression in three groups of primiparous pregnant women not attending, irregularly attending and regularly attending childbirth preparation classes. BMC Womens Health, 20: 180. doi: 10.1186/s12905-020-01048-9 3. Pinar, G., Avsar, F., Aslantekin, F. (2018). Evaluation of the impact of childbirth education classes in Turkey on adaptation to pregnancy process, concerns about birth, rate of vaginal birth, and adaptation to maternity: a case-control study. Clinical Nursing Research, 27(3):315–342. doi: 10.1177/1054773816682331 4. Dias, J. C. A., & Quirino, S. R. (2021). Importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez. Revista Portal Saúde e Sociedade, 6(único):e02106025 doi: https://doi.org/10.28998/rpss.e02106025

AGRADECIMENTOS: Ao Hospital Estadual Sumaré (HES) e aos profissionais da Atenção Primária de Saúde do município pelo pelo apoio, incentivo e parceria na manutenção do projeto, e à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (PROEC) pelo financiamento por meio dos Editais contemplados.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Programas e Projetos de Extensão