X Jornada de Neonatologia da FCM tem como foco a sepse neonatal
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de setembro de 2024

Nos dias 23 e 24 de agosto, foi realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a X Jornada de Neonatologia. O evento ocorreu em conjunto com o IX Encontro de Enfermagem Neonatal e I Encontro de Fisioterapia Neonatal e teve como tema “Estratégias para enfrentamento da sepse neonatal no século XXI”. Foi organizado por Sérgio Marba, chefe do Departamento de Pediatria da FCM e Jamil Caldas, diretor da Divisão de Neonatologia do Caism.

Cerca de 150 inscritos acompanharam palestras, painéis, mesas redondas e colóquios com convidados nacionais e internacional. Também houve as oficinas “Planejamento e boas práticas no cuidado do cateter venoso central” e “Cuidados com a instalação e manutenção do CPAP”.

Cerca de 30 pessoas participaram de cada uma das oficinas. Foto: divulgação

Segundo Sérgio Marba, a proposta deste ano foi falar sobre germes multirresistentes no controle de infecções e uso abusivo de antibióticos. “A sepse neonatal, infecção do sangue em bebês com menos de um mês, é a principal causa de morte de recém-nascidos em nosso país, sobretudo aqueles prematuros (pré-termo)”, declarou.

Foi ao encontro do tema a participação de Fernanda Lessa, chefe do Programa Internacional de Controle de Infecção do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos. A palestrante trouxe a experiência do CDC no controle de bactérias multirresistentes em países de alta, média e baixa renda. “Foi uma oportunidade valiosa para estabelecer contatos e futuras parcerias que podem trazer grandes contribuições entre a FCM e o CDC, uma das instituições mais renomadas do mundo”, disse Marba.

Sérgio Marba, da FCM, coordenou duas palestras de Fernanda Lessa, do CDC (Estados Unidos). Foto: divulgação
Confraternização ao final do evento. Foto: divulgação

Notícias mais recentes

A month in Campinas: testimonial from Nathanael Orin, Indonesian medical student

BORA: Exposição "Livros Notáveis"

GAIA Unicamp: Exposições da Seleção Chamada Pública 2023/2024

XXXIII CoMAU

Residentes em Urologia da FCM vencem competição em maior congresso nacional da área

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM