Violência contra crianças e adolescentes é tema de fórum na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com o apoio da Associação de Educadores e Educadoras Sociais (AEEES) do Estado de São Paulo, organizam o Fórum Permanente “25 anos ECA: avanços no combate à violência a crianças e adolescentes”. O evento acontece no dia 15 de abril, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Para participar do Fórum é necessário fazer inscrição.

De acordo com a médica pediatra da FCM Maria de Lurdes Zanolli e uma das organizadoras do fórum, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um marco definitivo na questão da assistência à criança a ao adolescente. Ele vem para reconhecer a criança e o adolescente como cidadãos de direitos e deveres e estabelecer as responsabilidades da família e do Estado no desenvolvimento biopsicossocial destes indivíduos.

“A partir do ECA, diversos avanços em políticas públicas foram possíveis, mas ainda existem grandes desafios na implementação. Dentre estes, vale ressaltar a dificuldade que os profissionais envolvidos com esta faixa etária enfrentam ao lidar com as questões relacionados à violência contra crianças e adolescentes”, disse Maria de Lurdes.

Entre os convidados para o fórum, destaque para a participação de Dora Aparecida Martins de Moraes, juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude Central;
Helena Oliveira Silva, representante do Programa Cidadania dos Adolescentes da UNICEF e Leonardo Duarte, conselheiro tutelar São Bernardo do Campo. Eles participam da mesa-redonda “Dificuldades de combater a violência sem ser violento. (Veja programação completa.)

“Em torno de 20% a 30% dos adolescentes são vítimas de violência. Apenas entre 2% e 3% das infrações são cometidas por adolescentes. Menos de 1% dos homicídios são cometidos por eles. Se forem presos, poderão ser influenciados por outros adolescentes infratores. Precisamos de políticas preventivas de reeducação e inclusão em programas profissionalizantes. O maior crime que fazemos com as crianças e adolescentes é tirar a perspectiva de futuro deles”, explica a pediatra da Unicamp.

Fórum Permanentes
Os Fóruns Permanentes são promovidos pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e existem desde 2003. Eles se caracterizam por ser um espaço de integração entre a comunidade interna da Unicamp com a comunidade externa à Unicamp. Em 2011, os Fóruns passaram a ser transmitidos via web. Os slides, resumos ou textos apresentados e estão sendo organizados em uma biblioteca virtual.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM