Vietnã, Inglaterra e Brasil compartilham experiências em doenças inflamatórias intestinais e microbioma
Publicado por: Camila Delmondes
11 de outubro de 2019

Compartilhar:

Raquel Franco Leal, professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, esteve de 27 de setembro a 2 de outubro no Vietnã. A coloproctologista da Unicamp participou como moderadora de uma mesa redonda e palestrante do IMIN (International Microbiome IBD Network) 2019 - Bridging Basic abd Clinical Science for Gut Health.

O convite para participar do evento foi feito por pesquisadores ingleses da Universidade de Essex e de gastroenterologistas do centro de endoscopia do Hospital Universitário de Hanoi (Vietnã). Os temas abordados por Raquel em suas palestras foram sobre o papel do tecido adiposo mesenterial na Doença de Crohn e sobre aspectos práticos de pesquisas translacionais.

O Vietnã é um país de economia emergente e, de acordo com a professora Dao Viet Hang do Departamento de Medicina Interna da Hanoi Medical University (HMU), o país tem apresentado aumento do número de pacientes com doenças inflamatórias intestinais nos últimos anos. Um dos principais diagnósticos diferenciais é a tuberculose intestinal, que é bastante comum no país.

O encontro contou também com palestrantes da Inglaterra, Japão, China, Korea e Tailândia e reuniu especialistas na área das doenças inflamatórias intestinais e microbioma. O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas sobre epigenética e melhores métodos para os diagnósticos diferenciais, além de divulgação desses temas nacionalmente.

“Apesar de serem países tão distintos, o aumento dessas doenças imunomediadas no Brasil e Vietnã é notório. Nesse contexto, expertises clínica e científica podem ser compartilhadas para o desenvolvimento de pesquisas em colaboração”, disse Raquel, que pode visitar instalações hospitalares públicas e privadas, como o Hospital Militar Central de Hanoi e o Instituto de Gastroenterologia e Hepatologia do Vietnã.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM