Uso prolongado de medicamentos pode piorar os transtornos psiquiátricos, diz Robert Whitaker em conferência na Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

O jornalista e escritor especializado em medicina, ciências e história Robert Whitaker esteve no dia 2 de junho na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ele fez a conferência “Anatomia de uma epidemia: história, ciência e os efeitos a longo prazo de medicamentos psiquiátricos” na Sala da Congregação da faculdade. A abertura da conferência foi conduzida pelo coordenador do LaPSuS, o médico Mário Eduardo Pereira dos Santos e acompanhada pelos psiquiatras Paulo Dalgalarrondo e Cláudio Banzato, ambos do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM.

“O uso prolongado de drogas psiquiátricas mudam os neurotransmissores do cérebro e podem piorar o transtorno psiquiátrico. As doenças psiquiátricas são tratadas nos Estados Unidos como as doenças cardíacas e o câncer. É um mercado que gera milhões de dólares que influencia a construção dos diagnósticos. Os médicos precisam repensar a prescrição desses medicamentos”, disse Whitaker.

Robert Whitaker é autor do blog Mad in América. Em 2011, seu livro Anatomy of an epidemics: magic bullets, psychiatric drugs, and the astonishing rise of mental illness in America recebeu o titulo de melhor livro de jornalismo investigativo do ano pela Investigative Reporters and Editors, Inc. (IRE). O livro será lançado pela Editora Fiocruz até o final deste ano.Whitaker veio à Unicamp a convite do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS) da FCM.

Whitaker volta à Universidade nos dias 14 e 15 de novembro a convite da professora Maria Aparecida Moyses, do Departamento de Pediatria da FCM. Ele fará palestra no evento sobre despatologização que acontecerá no Centro de Convenções da Unicamp.  



Notícias mais recentes



Exposição "Partes de um todo", do Ateliê Vivenciando a Arte


Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Inauguração de auditório repara história de professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCM

Workshop “Tecnologia nuclear na irradiação de alimentos e na transição energética” - AMAZUL, Unicamp e CEPID CancerThera


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM