UPA 2014: Escolheu Medicina, as Ligas explicam
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Giovana veio para a Unicamp acompanhada dos colegas Marcos Felipe Lopes e Renan Dutra Aonming. Os três amigos têm 17 anos e cursam o 2º ano do ensino médio, no colégio Leornado Da Vinci, em Jundiaí. No entanto, na hora de escolher que carreira seguir, as coincidências param por aí. “Eu estou completamente indecisa e perdida. Até fiz um planejamento de visitar faculdades e institutos, completamente diferentes. A medicina é uma das minhas opções, mas vim pra cá me decidir”, disse Giovanna. “Talvez eu curse a medicina, mas ainda não sei”, disse Marcos. “Eu tenho certeza de que é medicina o que quero fazer”, afirmou Renan.

São poucos os estudantes que, como Renan, chegam a Unicamp convictos sobre a profissão que irão trilhar. Mesmo para aqueles que visitam a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp durante a UPA com o desejo de cursar a Medicina, são surpreendidos com uma gama variada de assuntos. Para entender um pouco melhor, as Ligas Acadêmicas explicam cada uma dessas áreas.

De acordo com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina uma liga acadêmica é associação civil e científica livre, cujo objetivo é complementar a formação acadêmica em uma área específica da atuação médica. Fazem parte da liga, estudantes, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitui-se por atividades extraclasse e costuma ter ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da arte médica.

“O mais legal das Ligas é que elas aproximam os alunos da medicina desde o primeiro ano”, disse a estudante Marina Lotufo Rodrigues, do 2ª ano de Medicina. Ela explicou que os primeiros cursos da Medicina são bastante teóricos e que as Ligas oferecem um aspecto prático da atuação médica, aproxima os estudantes dos pesquisadores e ajudam a quebrar a timidez dos calouros. “As Ligas aproximam os alunos da clínica, do hospital. Pela Liga de Neurociências, temos os plantões de neurocirurgia, de neuroclínica e de anamnese. É uma porta aberta para o hospital”, explicou.

“Aqui na UPA, primeiramente explicamos o que é uma Liga e falamos sobre os cursos de saúde, principalmente medicina e enfermagem. Feito isso, falamos sobre hipertensão e obesidade, realizamos testes de glicemia, aferimos a pressão arterial e fazemos testes de sensibilidade”, explicou o estudante da Liga de Diabetes, Hipertensão e Obesidade da FCM, Lucas Waib Castelo Branco.



Notícias mais recentes



Formatura da 57ª Turma de Medicina da Unicamp celebra pioneirismo das cotas raciais

School of Medical Sciences Leadership Welcomes KU Leuven Delegation

(Divulgação) Costello Medical: Global Health Internship - January 5th 2025

(Divulgação) Fisioterapia do HC de Portas Abertas apresenta os cursos pós-graduação para futuros alunos

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos enfatiza a prevenção da diabetes

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM