Universidade de Lisboa procura aproximação com Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Uma reunião de trabalho entre o reitor José Tadeu Jorge, acompanhado de representantes de diversas áreas de ensino e pesquisa da Unicamp, e o reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa) António Manuel da Cruz Serra, foi realizada na manhã desta segunda-feira (10) com o objetivo de ampliar e aprimorar o acordo de cooperação entre as duas instituições. O documento que deverá receber termos aditivos é de 2014. A reunião no Gabinete do Reitor (GR) teve ainda a participação do vice-reitor da ULisboa Luis Ferreira, a administradora Ana Maria Nunes Maduro e José Artur Simões, diretor da Faculdade de Ciências da universidade portuguesa.

A reunião começou com a apresentação do novo vídeo institucional da Unicamp. Em seguida Luis Cortez, vice-reitor executivo de Relações Internacionais comentou os dados que colocam a Universidade entre as melhores da América Latina. Cruz Serra também apresentou o material de divulgação da ULisboa, que passou recentemente por um processo de fusão com a Universidade Técnica de Lisboa. “Nós passamos os últimos dois anos nos organizando e agora é o momento de cuidar das questões da internacionalização da nossa Universidade”, salientou o reitor.

A ULisboa, de acordo com os rankings citados por Cruz Serra, ocupa o 19º lugar entre as melhores universidades europeias e a nona posição em nível mundial. São aproximadamente 50 mil alunos em 462 cursos. O que chama a atenção é o número de estudantes brasileiros, ainda muito pequeno segundo o reitor. “Temos quase 10% de alunos estrangeiros, mas poucos brasileiros."  Cruz Serra ressaltou que a ULisboa sempre teve o olhar bastante voltado para a internacionalização com outros países europeus mas que a ideia agora é ampliar espaço com os países de língua portuguesa, como o Brasil.

O reitor da Unicamp José Tadeu Jorge disse que atualmente a dupla titulação atrai muitos alunos de graduação para a França e que também é possível explorar "fortemente" o duplo diploma com Portugal. “Há muito em comum entre a Unicamp e a ULisboa e devemos fazer um esforço para intensificar as relações entre as áreas correlatas. Quando não houver uma relação direta é possível colaborar em áreas paralelas como, por exemplo, Filosofia e Direito, Educação e Psicologia."  

O reitor pediu que cada representante da Unicamp fizesse um resumo de sua área de atuação. O diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Ivan Toro por exemplo, afirmou que há um campo imenso para futuras colaborações. “Na pós-Graduação os grupos de pesquisa podem se aproximar e tentar pleitear financiamento conjunto a entidades de fomento internacionais." Na FCM já há uma pesquisadora da Universidade de Lisboa, Margarida Amaral, desenvolvendo pesquisas conjuntas sobre fibrose cística.

Visita à FCM

Na parte da tarde, José Artur Martinho Simões, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisoba) e Margarida Amaral, pesquisadora da ULisboa, visitaram a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Eles foram recepcionados pelo médico Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Residências Médica e Gustavo Pereira Fraga, coordenador do Internato Médico. A comitiva da ULisboa conheceu o Laboratório de Genética Molecular (Gemoca) e, após a visita, seguiram o Instituto de Biologia, Faculdade de Engenharia Agrícola e Instituto de Física.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM