Unicamp promove atividades de conscientização sobre hanseníase no Janeiro Roxo
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de fevereiro de 2025

Compartilhar:

Colaboração: Andréa Fernandes Eloy da Costa França

A disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp teve programação especial no Janeiro Roxo, campanha dedicada à conscientização e ao combate ao estigma da hanseníase. As atividades incluíram, no Hospital de Clínicas (HC), rodas de conversa no ambulatório de dermatologia, palestras para a equipe de saúde, aulas ministradas pela enfermagem aos pacientes e distribuição de materiais informativos. A iniciativa teve apoio do Departamento de Enfermagem do HC e do programa de extensão Meses Coloridos.

Estudantes de graduação conheceram o ex-asilo colônia Pirapitingui. Foto: divulgação/Andréa Eloy

Os alunos do quinto ano do curso de Medicina da FCM estiveram no antigo Asilo Colônia Pirapitingui, atual Hospital de Reabilitação Francisco Ribeiro Arantes, em Itu. A visita proporcionou um resgate histórico sobre o tratamento da hanseníase no Brasil, permitindo que os estudantes conhecessem a estrutura dos antigos leprosários e ouvissem relatos de ex-moradores, que tiveram suas vidas impactadas pelo isolamento compulsório da doença até o final da década de 1960.

No dia 11 de fevereiro, a programação teve o “dermatocine”, atividade aberta à comunidade da FCM. Foi exibido o documentário “Paredes Invisíveis” (2015), que conta a história da hanseníase no Brasil a partir da vivência dos pacientes nos leprosários da região Nordeste. Foto: divulgação/Andréa Eloy

Para docente da disciplina de Dermatologia, Andréa Eloy, a divulgação de informações é essencial no combate ao preconceito: “A principal forma de combater o estigma à hanseníase é conhecer a doença, informar à população e aos profissionais de saúde sobre sua alta prevalência e estimular o diagnóstico precoce”. A programação incluiu, ainda, a exibição de vídeos e documentários sobre o tema nas salas de aula da FCM, ampliando a discussão sobre a hanseníase entre estudantes e profissionais da saúde.

Atividades de conscientização sobre a hanseníase promovidas no ambulatório de dermatologia no HC. Foto: divulgação/Andréa Eloy


Notícias mais recentes



Semana FCM: 2 de abril

CINEADU Especial exibe o documentário “Madre”, no dia 1º de abril


Workshop híbrido Inria-Brasil em saúde digital


Oficina de Biomúsica – O Prazer em Cantar! (Inscrições abertas)


Museu Exploratório de Ciências da Unicamp promove Fim de Semana no Museu em março


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM