Unicamp pesquisa perfil das pessoas surdas da Região Metropolitana de Campinas
Publicado por: Camila Delmondes
16 de agosto de 2021

Compartilhar:

Link:
tiny.cc/surdos2021RMC

Olá, tudo bem? Você sabia que existem pouquíssimas informações sobre as pessoas surdas em Campinas e nas cidades da região? Não sabemos características como “até que ano os surdos estudaram?”, “quantos surdos estão trabalhando?”, “existem muitos surdos com doenças como hipertensão, diabetes e, se existem, eles estão em tratamento?”, “como é a acessibilidade em Libras quando uma pessoa surda procura um serviço de saúde do SUS ou do convênio? Não sabemos nem mesmo qual o número de pessoas surdas existentes!

Você sabe quantos surdos existem na sua cidade? Não? Ninguém sabe ao certo e é muito ruim não termos esta informação. E você sabe por quê nós não sabemos estas informações? Porque na pesquisa que o governo costuma fazer a cada dez anos, chamada Censo, apenas se investiga sobre as pessoas com “deficiência auditiva”, sem especificar as que se comunicam por meio da língua de sinais.

E, você sabe por quê é tão importante sabermos estas informações? Por duas razões: 1) Porque a prefeitura da sua cidade, ao saber a quantidade de surdos que existem e suas características, terá ferramentas para planejar ações voltadas para estas pessoas e 2) porque a Associação de Surdos da sua cidade terá informações importantes para lutar pelos surdos, mostrando que elas existem e que têm direitos como os ouvintes. Por exemplo: se sabemos que quando um surdo procura um serviço de saúde ele não consegue se comunicar com o médico porque ninguém sabe Libras, precisamos batalhar para que este problema seja resolvido, não é mesmo?

Quando não temos informações sobre os surdos é como se eles fossem invisíveis e como se os problemas que a comunidade surda vivencia todos os dias não existissem. Por este motivo, uma equipe de pesquisadores da Unicamp irá realizar uma pesquisa, sob responsabilidade da profª Nubia Vianna, para saber a quantidade de surdos e suas características. Para isso, estamos te convidando a preencher um formulário online, que você pode acessar por este link ou pelo QRCode.

Atenção! Antes de aparecer as perguntas para você responder, aparecerá um documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou, simplesmente, TCLE. Este documento fala sobre a pesquisa, os objetivos e todas as garantias éticas para a sua participação. Caso você concorde em participar, você deverá marcar a opção “aceito participar da pesquisa” e, na sequência, responder às perguntas do formulário. Neste momento, entenderemos que você deseja contribuir com a pesquisa e, posteriormente, você receberá no seu e-mail uma via do TCLE.

Caso você tenha aceitado participar da pesquisa, respondeu ao formulário e depois mudou de ideia, não se preocupe. Você poderá informar os pesquisadores pelo e-mail pesquisa.surdos@unicamp.br ou pelo Whatsapp 19 9 93801158 que nós retornaremos dando ciência de que fomos informados que você não deseja mais participar e de que suas informações serão excluídas.

Agora que você já sabe que quase não existem dados sobre a comunidade surda e que existe uma pesquisa para fazer este levantamento, esperamos contar com a sua contribuição. Por favor, espalhe esta notícia para seus amigos e familiares surdos. Divulgue e os incentive a participar.

Quando os resultados estiverem prontos, eles serão divulgados e você verá que a sua contribuição foi muito importante! Ah, e já ia me esquecendo. Seus dados pessoais nunca serão divulgados e suas informações serão usadas exclusivamente para esta pesquisa. Muito obrigada!

Clique nesse link, ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code, abaixo, para preencher o formulário da pesquisa.



Notícias mais recentes



Cursinho Popular Zilda Arns abre inscrições para processo seletivo 2025

Cursinho Popular Zilda Arns: inscrições para processo seletivo 2025


(Convite) Encontro na FCM com os pré-candidatos a Reitoria da Unicamp, Gontijo e Marisa

Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM