Unicamp perde o urologista e professor Nelson Rodrigues Netto Junior
Publicado por: Camila Delmondes
13 de dezembro de 2016

Compartilhar:

Faleceu no dia 26 de novembro de 2016 o professor e urologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Nelson Rodrigues Netto Junior. Os integrantes da disciplina de Urologia da FCM enviaram um texto para homenagear Netto. No texto, reconhecem que devem sua formação acadêmica e pessoal à liderança do professor da FCM. O texto começa com uma frase de Michel Franklly que diz: "Um líder não é para impor autoridade, e sim para estimular seus discípulos".

Em 1982, Nelson Rodrigues Netto Junior assumiu a chefia da Disciplina de Urologia da Unicamp. Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, o Netto imediatamente empreendeu uma nova filosofia de trabalho. Além de pioneiro da Endourologia no país, foi o grande responsável pela implementação do espírito acadêmico na Disciplina de Urologia, que logo se tornaria um importante pólo de ensino, assistência médica e pesquisa clínica e experimental na Urologia Brasileira.

"Sua filosofia, fundamentada na busca incessante da perfeição e motivação constante dos assistentes, levou-o a constituir-se num dos principais formadores de profissionais na especialidade no nosso país, e porque não dizer no mundo. A marca de sua firme atuação jamais deixará a alma de quem com ele conviveu", disse o professor da FCM e chefe da disciplina de Urologia, Ubirajara Ferreira.

A pontualidade como característica influenciou todos os eventos que sucederam aos que ele organizou. O rigor acadêmico na elaboração dos projetos, trabalhos e eventos era sua obstinação. Seu alto padrão profissional engrandeceu o nome do Brasil mundo a fora. Nos 24 anos ininterruptos de dedicação à disciplina de Urologia da FCM da Unicamp, publicou  centenas de trabalhos referenciados, ministrou palestras em várias partes do país e do mundo e  organizou dezenas de eventos nacionais e internacionais.

O professor Netto era muito conhecido pela sua intolerância aos deslizes de conduta e às hesitações dos inseguros. Muitas vezes era ríspido na ação, duro no falar, mas nobre na intenção. Frases como: "Quem fala muito dá bom dia a cavalo"; "Quem não é competente não se estabelece"; "O diabo é esperto porque é velho", entre tantas eram pílulas de sabedoria que emanavam na hora certa de sua mente privilegiada que são lembradas até hoje.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM