Unicamp e Universidade de Montreal mostram resultados de cinco anos de pesquisas em Saúde Mental
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Montreal (UdeM) realizam até sexta-feira (23) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) um balanço sobre o projeto Aliança Internacional de Pesquisa Universidade-Comunidade (ARUCI), firmado entre as duas instituições em 2009, com financiamento do International Development Research Centre (IDRC).

O propósito do projeto é realizar e incentivar pesquisas que enfatizassem e aprofundassem o engajamento de usuários da Saúde Mental em pesquisas acadêmicas e em ações na comunidade no Brasil e no Canadá. Sua finalidade é assegurar que as pessoas que vivem com problemas de saúde mental tenham acesso ao pleno exercício da cidadania.

A ARUCI foi um dos cinco projetos escolhidos em um edital internacional voltado para países de renda média e baixa que desenvolvessem parcerias entre instituições de ensino superior e organizações comunitárias. O projeto foi coordenado grupo Saúde Mental e Saúde Coletiva: Interfaces, do Departamento de Saúde Coletiva da FCM e reuniu grupos de outras quatro universidades públicas brasileiras (UFRJ, UFF, UFRGS e UNIFESP/Santos), trabalhando todos em conjunto com a Universidade de Montreal.

“Hoje, entramos na reta final do encontro com várias mesas-redondas que vão apresentar pequenas amostras do que foi o trabalho de pesquisa conjunto nos últimos cinco anos entre a Unicamp e a Universidade de Montreal”, explicou Rosana Onocko Campos, coordenadora do projeto ARUCI.

Veja a programação do evento com os temas e a relação de palestrantes que se apresentam até amanhã no auditório da FCM.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM