Unicamp e Universidade de Chiba firmam parceria para realização de pesquisas clínicas na área de fungos
Publicado por: Camila Delmondes
22 de fevereiro de 2019

Compartilhar:

Representantes da Unicamp, da Universidade de Chiba e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) se reuniram na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), para avaliar o acordo de cooperação firmado em 2017 entre as duas universidades e a JICA. O acordo prevê o investimento de R$ 5 milhões da JICA na FCM durante cinco anos para a realização de projetos de pesquisa clínica em infectologia.

De acordo com a médica infectologista da FCM Maria Luiza Moretti, a parceria prevê a entrada dos pacientes do Centro Infantil Boldrini na realização de pesquisas fúngicas a partir desse ano. Crianças submetidas à quimioterapia e corticoides desenvolvem, com frequência, infecções por fungos.

“O investimento nessa pesquisa será primordial para melhorar o conhecimento e desenvolvimento de novas drogas para o tratamento de crianças com câncer. Temos, também, o interesse na área de produção de medicamento biológico a partir de uma nova parceria com a JICA”, revelou Brandalise durante a reunião do Join Coordinating Committee (JCC) ocorrida na quarta-feira (20) na FCM.

Akira Watanabe, da Universidade de Chiba, disse que a cooperação técnica com a Unicamp começou há 30 anos, no Gastrocentro e se mantém hoje devido aos avanços alcançados. Shiji Sato, representante da JICA no Brasil, destacou que os projetos de pesquisas já firmados com a Unicamp receberam a nota “S” do governo japonês.

“No mundo inteiro não existem projetos que tenham alcançado nota tão alta. Isso é motivo de orgulho e responsabilidade. Nossa expectativa é que a Unicamp seja um centro de referência em pesquisa corporativa”, disse Sato.

O diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, reforçou que as infecções fúngicas têm uma alta prevalência entre pacientes que ficam muito tempo internados e que um projeto de pesquisa como este é de extrema importância.

“A forma da JICA atuar é idônea e tem o propósito de desenvolver recursos humanos em várias áreas. A ação da JICA no Gastrocentro repercute até hoje. Tenho certeza que não será diferente com esse novo projeto”, declarou Coy, parabenizando a todos.

Sobre o projeto

O Governo Federal do Brasil, representado pelo Ministério das Relações Exteriores, no ano de 2017, firmou acordo de Cooperação Técnica Internacional (CTI) com o Governo Japonês, por meio da Agencia de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Agência Brasileira de Cooperação, para o desenvolvimento e implantação do projeto The establishement of a research and reference collaborative system for the diagnosis of fungal infections including drug-resistant ones both in Brazil and Japan, promovido por Science na Technology Research Partenership for Sustainable Development (SATREPS).

Leia também:
Brasil e Japão dão início a sistema colaborativo de pesquisas em infecções fúngicas



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM