Unicamp e UFRN iniciam curso de mestrado e doutorado interinstitucional na área da saúde
Publicado por: Camila Delmondes
30 de setembro de 2020

Compartilhar:

A Unicamp e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, virtualmente, na manhã de terça-feira (29), a abertura das turmas de mestrado e doutorado interinstitucional na área de Saúde da Criança e do Adolescente. A cooperação envolve a Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Escola Multicampi de Ciências Médicas, no campus Caicó, da UFRN. Ao todo, 25 alunos da UFRJ farão o curso de pós-graduação oferecido pela FCM.

De acordo com Simone Appenzeller, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, a cooperação chamada de Dinter (doutorado interinstitucional) e Minter (mestrado interinstitucional) entre ambas as universidades é importante para o programa de pós-graduação da FCM e para contribuir para a qualificação dos professores da UFRJ, ampliar as ações de pesquisa e implantar o Programa Pesquisador em Medicina, modalidade destinada a alunos de graduação que podem fazer ao mesmeo tempo o doutorado.

Claudia Maurer Morelli, coordenadora da Comissão Pós-Graduação (CPG) da FCM, destacou que com Caicó a CPG detém três programas Minter e Dinter. “Uma das missões da pós-graduação é a formação de recursos humanos para atender as necessidades locais e regionais e produzir conhecimento que tornem o país independente intelectualmente, cientificamente, tecnologicamente. O Minter e Dinter trará experiências para nossos docentes e alunos”, destacou Cláudia durante a abertura do evento.

O Diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas UFRN, George Dantas de Azevedo, disse que a UFRN já mantém uma parceria com a Unicamp na área de residência médica em Dermatologia. “A Unicamp mostra um alinhamento muito forte com a responsabilidade social. Saímos da Unicamp com um projeto para 20 vagas de doutorado, 5 de mestrado e ainda o Pesquisador em Medicina. Precisamos celebrar esse momento e divulgar mais essas ações”, disse George.

Assista ao vídeo da cerimônia e acompanhe as falas do diretor associado da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy, do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo e do chefe de gabinete da Unicamp, José Antonio Rocha Gontijo, representando o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. “A convivência entre duas instituições diferentes desperta ideias críticas e vontade de crescer academicamente. O compromisso social de um curso de pós-graduação, além de formar pessoas para ensino e pesquisa, é a possibilidade de mudar a realidade local”, ressaltou Gontijo.

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM