Unicamp concede Prêmio “Zeferino Vaz” ao pesquisador Luiz Guillermo Bahamondes
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Ao ser agraciado na manhã da última sexta-feira (21) pela Universidade Estadual de Campinas com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, o obstetra Luiz Guillermo Bahamondes contribuiu para consagrar a trajetória do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que pela segunda vez em sua história, teve um de seus professores titulares contemplados com a honraria. A cerimônia aconteceu durante a primeira reunião ordinária de 2014 da Congregação da FCM e contou com a presença de colegas docentes, funcionários, estudantes, amigos e familiares.

Representando o reitor José Tadeu Jorge na cerimônia, o pró-reitor de Extensão e Assuntos comunitários da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, disse na ocasião ter interesse especial na entrega do prêmio ao professor Luiz Bahamondes. “Conheço o professor Bahamondes pelo seu trabalho na docência e na pesquisa, e pelo seu compromisso com essa instituição, do qual sou testemunha. Vivenciei momentos pessoais do professor de dedicação à universidade, de compreensão para com os docentes desta casa, e de muita humanidade”, disse emocionado.

Para o diretor da FCM Mario José Abdala Saad, a história do DTG perpassa a trajetória dos professores que nele atuam. Segundo Saad, é graças ao trabalho de pessoas como o professor Bahamondes, que hoje a universidade pode contar com o melhor departamento de tocoginecologia do País. Nesse sentido citou como exemplo, as contribuições dos professores Aníbal Faundes e Eliana Amaral no desenvolvimento do departamento. Presente na cerimônia de homenagem ao colega, Faundes recebeu em 2012, o título de Professor Emérito da Unicamp. Eliana Amaral recebeu em 2013, o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.  “O DTG é bem avaliado em todos os aspectos. Nosso curso de pós-graduação em tocoginecologia é o único do País a obter o conceito nota 7 da Capes. Cumprimento o professor Bahamondes em nome de todos os docentes do Departamento”, destacou.

“O professor Bahamondes é o que mais contribuiu para o crescimento do Departamento de Tocoginecologia nos últimos anos. Seu voo foi tão grande e alto que culminou na cerimônia de hoje, levando-o a obter esse reconhecimento mais do que justo”, disse o professor emérito da Unicamp, Aníbal Faundes.

Respondendo atualmente pela chefia do Departamento de Tocoginecologia, o professor Luiz Carlos Zeferino contou ter sido residente do professor Bahamondes na FCM, tendo realizado estágio em seu laboratório e acompanhando, já como colega de profissão, os trabalhos do professor nas pesquisas ligadas à reprodução humana. “Para o nosso Departamento é um orgulho muito grande ter um professor recebendo o Prêmio Zeferino Vaz”, disse.

Bahamondes agradeceu a premiação recebida, dizendo que o avanço do DTG, refletido em conquistas como o conceito nota 7 da Capes, não é apenas mérito seu, mas também ao impulso dado já nos primeiros anos de implantação do Departamento de Tocoginecologia, quando as pessoas passaram a socializar as pesquisas. “Hoje as pesquisas não têm mais cara, e não dependem mais de uma ou duas pessoas. Elas se espalharam entre todos os docentes do departamento. Se hoje nos aposentarmos ou renovarmos a área, ela continuará funcionando e as pesquisas continuarão sendo feitas”, afirmou.

Para o pesquisador, a conquista é resultado de um trabalho coletivo. “Obviamente, não fiz as coisas sozinho. Divido esse título com um grupo grande de pessoas que ajudou a trazer dinheiro para as pesquisas, a formar alunos de mestrado, doutorado e de iniciação científica, a produzir conhecimento e a inserir o departamento em níveis internacionais. Todas as pessoas que aqui trabalham tem parte nesse mérito”, finalizou.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM