Unicamp concede Prêmio “Zeferino Vaz” ao pesquisador Luiz Guillermo Bahamondes
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Ao ser agraciado na manhã da última sexta-feira (21) pela Universidade Estadual de Campinas com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, o obstetra Luiz Guillermo Bahamondes contribuiu para consagrar a trajetória do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que pela segunda vez em sua história, teve um de seus professores titulares contemplados com a honraria. A cerimônia aconteceu durante a primeira reunião ordinária de 2014 da Congregação da FCM e contou com a presença de colegas docentes, funcionários, estudantes, amigos e familiares.

Representando o reitor José Tadeu Jorge na cerimônia, o pró-reitor de Extensão e Assuntos comunitários da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, disse na ocasião ter interesse especial na entrega do prêmio ao professor Luiz Bahamondes. “Conheço o professor Bahamondes pelo seu trabalho na docência e na pesquisa, e pelo seu compromisso com essa instituição, do qual sou testemunha. Vivenciei momentos pessoais do professor de dedicação à universidade, de compreensão para com os docentes desta casa, e de muita humanidade”, disse emocionado.

Para o diretor da FCM Mario José Abdala Saad, a história do DTG perpassa a trajetória dos professores que nele atuam. Segundo Saad, é graças ao trabalho de pessoas como o professor Bahamondes, que hoje a universidade pode contar com o melhor departamento de tocoginecologia do País. Nesse sentido citou como exemplo, as contribuições dos professores Aníbal Faundes e Eliana Amaral no desenvolvimento do departamento. Presente na cerimônia de homenagem ao colega, Faundes recebeu em 2012, o título de Professor Emérito da Unicamp. Eliana Amaral recebeu em 2013, o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.  “O DTG é bem avaliado em todos os aspectos. Nosso curso de pós-graduação em tocoginecologia é o único do País a obter o conceito nota 7 da Capes. Cumprimento o professor Bahamondes em nome de todos os docentes do Departamento”, destacou.

“O professor Bahamondes é o que mais contribuiu para o crescimento do Departamento de Tocoginecologia nos últimos anos. Seu voo foi tão grande e alto que culminou na cerimônia de hoje, levando-o a obter esse reconhecimento mais do que justo”, disse o professor emérito da Unicamp, Aníbal Faundes.

Respondendo atualmente pela chefia do Departamento de Tocoginecologia, o professor Luiz Carlos Zeferino contou ter sido residente do professor Bahamondes na FCM, tendo realizado estágio em seu laboratório e acompanhando, já como colega de profissão, os trabalhos do professor nas pesquisas ligadas à reprodução humana. “Para o nosso Departamento é um orgulho muito grande ter um professor recebendo o Prêmio Zeferino Vaz”, disse.

Bahamondes agradeceu a premiação recebida, dizendo que o avanço do DTG, refletido em conquistas como o conceito nota 7 da Capes, não é apenas mérito seu, mas também ao impulso dado já nos primeiros anos de implantação do Departamento de Tocoginecologia, quando as pessoas passaram a socializar as pesquisas. “Hoje as pesquisas não têm mais cara, e não dependem mais de uma ou duas pessoas. Elas se espalharam entre todos os docentes do departamento. Se hoje nos aposentarmos ou renovarmos a área, ela continuará funcionando e as pesquisas continuarão sendo feitas”, afirmou.

Para o pesquisador, a conquista é resultado de um trabalho coletivo. “Obviamente, não fiz as coisas sozinho. Divido esse título com um grupo grande de pessoas que ajudou a trazer dinheiro para as pesquisas, a formar alunos de mestrado, doutorado e de iniciação científica, a produzir conhecimento e a inserir o departamento em níveis internacionais. Todas as pessoas que aqui trabalham tem parte nesse mérito”, finalizou.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM