Uma distopia escafandrista da pandemia
Publicado por: Camila Delmondes
10 de agosto de 2023

Compartilhar:

A exposição “Uma distopia escafandrista da pandemia” reúne 17 desenhos produzidos pelo artista visual e quadrinista Batata Sem Umbigo (@batatasemumbigo) entre abril e maio de 2020, no início da crise sanitária advinda com a COVID-19 no Brasil e no mundo. As reflexões trazidas por esse momento estão presentes na criação dessa série de desenhos distópicos, que propõem uma ficção: um futuro em que, a inevitabilidade das pandemias, tornaria os “escafandros” necessários para a existência e o convívio humano na nossa planetosfera chamada Terra.

Ainda em 2020, esses desenhos foram convidados a integrar o livro de Rafael Afonso da Silva “O sonho curto dos napëpë e a pandemia”, como parte de um de seus interlúdios. 

Rafael é sociólogo e atua na área de Saúde Coletiva, e seu livro foi escrito, em 2020, menos como uma análise da pandemia de COVID-19 do que como uma crítica da devoração de refúgios de humanos e outros terranos e da acumulação ou reprodução ampliada (e acelerada pela racionalidade neoliberal) de epidemias e pandemias no Antropoceno/Capitaloceno.

Agora em 2023, o livro de Rafael ganhou edição impressa e a série de desenhos ganhou nova vida com esta exposição, e, finalmente, essas imagens podem sair da virtualidade e ganhar o tato dos olhos, para além das telas e dos dispositivos.

 

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM