Tricampeã! Aluna da FCM recebe prêmio de melhor trabalho em conferência sobre melanoma cutâneo
Publicado por: Camila Delmondes
22 de agosto de 2019

Compartilhar:

Com a pesquisa “Variants in STAT3 Gene in Cutaneous Melanoma Susceptibility and Functional Analysis”, a aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gabriela Vilas Boas Gomez, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho da 13ª Conferência Brasileira Sobre Melanoma, realizada no início do mês, em Florianópolis. É a terceira vez que a pesquisadora conquista a honraria máxima, no evento.

“A Gabriela é tricampeã na Conferência. Em 2015, ela ficou em primeiro lugar com a pesquisa Polimorfismos Gênicos no Prognóstico de Pacientes com Melanoma Cutâneo. Em 2017, ela conquistou a mesma colocação com o estudo denominado, Polimorfismos no Gene PDCD1 na Suscetibilidade e Prognóstico de Pacientes com Melanoma Cutâneo”, conta a orientadora da estudante, Carmen Silvia Passos Lima.

O estudo realizado por Gabriela, em 2019, teve também como coautores os pesquisadores Lummy Maria Oliveira Monteiro, Rafael Silva Rocha e Gustavo Jacob Lourenço e foi realizado no âmbito do Laboratório de Genética do Câncer (LAGECA) da FCM. Ao todo, foram avaliados 248 pacientes com melanoma cutâneo consecutivos, atendidos nos ambulatórios de Oncologia Clínica e de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, entre janeiro de 2001 e maio de 2018.

“Pela primeira vez, conseguimos mostrar que variantes no gene STAT3 alteram a expressão gênica e o risco de ocorrência de melanoma cutâneo em pessoas saudáveis. O resultado dos nossos estudos podem contribuir na identificação de pessoas com maior risco de desenvolver a doença, necessitando de atenção especial quanto à prevenção e diagnóstico precoce”, afirma Gabriela.

Leia também:
Pesquisa genética sobre melanoma cutâneo ganha prêmio



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM