Superando expectativas, ProDDocs da FCM desponta entre os docentes como um espaço contínuo de aprendizado e integração
Publicado por: Camila Delmondes
24 de maio de 2022

Compartilhar:

Correspondente Napes: Mônica Rovigati

O Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (Napes), com o apoio da Coordenadoria de Apoio Acadêmico (CAAC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou, nos dias 12 e 16 de maio, o módulo básico da 1ª edição do Programa de Desenvolvimento Docente na Saúde (ProDDocS). Com 37 participantes, dentre docentes, médicos preceptores e alunos de pós-graduação envolvidos com o tema educação em saúde, o programa foi direcionado aos cursos de Medicina e de Fonoaudiologia da FCM, e também contou com a participação de docentes da Faculdade de Enfermagem e do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas.

O Programa – que deve ser oferecido de forma contínua – tem como objetivo, o desenvolvimento de competências do docente para o ensino, com base nas melhores práticas em temas relacionados à avaliação dos estudantes, das disciplinas e dos cursos, e às estratégias educacionais utilizadas.

Segundo explicou a coordenadora do Napes, Eliana Martorano Amaral, a programação, constituída de oito oficinas distribuídas em dois dias do evento, abordou desde os novos modelos de currículo e projetos pedagógicos até estratégias educacionais mediadas, ou não, por tecnologia, e questões como ética e identidade profissional da saúde.

Para cada oficina, os participantes contaram com materiais básicos que subsidiaram as atividades presenciais conduzidas por docentes e profissionais especialistas, internos e externos à Unicamp, nos respectivos temas. O espaço das Arenas da FCM foi utilizado de forma criativa, em atividades diversificadas, ativas e interativas. A presença de docentes de diferentes departamentos e até unidades permitiu uma troca rica e estimulante para repensar o ensino com base nas melhores evidências, oferecidas pelos facilitadores das oficinas.

“Contamos com especialistas da FCM e do IEL da Unicamp e com docentes da PUC-SP, das Faculdades de Medicina da USP (Ribeirão Preto e São Paulo), da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Escola Paulista de Medicina da Unifesp”

Ainda de acordo com Eliana Amaral, além de muito bem avaliado, o evento superou a expectativa dos participantes, que demandaram pela continuidade do ProDDocs enquanto espaço contínuo de aprendizado e integração.

“Percebemos que a iniciativa desponta como uma oportunidade para o compartilhamento de experiências, de melhores práticas e de aprofundamento de temas sobre aprendizagem ativa e de novos métodos para avaliação, dentre outros relacionados ao processo ensino-aprendizagem”, comentou.

No dia 09 de junho, das 8h30 às 12h, o Napes da FCM oferecerá o módulo avançado da 1ª edição do ProDDocs. As inscrições estão abertas, no link.

Fotos: Péricles Lima - Assessoria de Relações Públicas e Imprensa - FCM Unicamp
Fotos: Péricles Lima - Assessoria de Relações Públicas e Imprensa - FCM Unicamp
Fotos: Péricles Lima - Assessoria de Relações Públicas e Imprensa - FCM Unicamp
Fotos: Péricles Lima - Assessoria de Relações Públicas e Imprensa - FCM Unicamp
Fotos: Péricles Lima - Assessoria de Relações Públicas e Imprensa - FCM Unicamp

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM