Sinfônica toca Villa-Lobos com solo de Lars Hoefs
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

 

O mestre Villa-Lobos está na pauta do concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), que será realizado nesta sexta-feira (14), às 20 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A apresentação integra a série Panorama da Música Brasileira. Com regência de Cinthia Alireti e solos do violoncelista Lars Hoefs, o conjunto interpretará obras integrais para violoncelo – dois concertos e uma Fantasia – com adaptações para orquestra de câmara, assinadas por David Astridge. Entrada livre.

Apaixonado pela música de Villa-Lobos, Hoefs executou as obras integrais para violoncelo e piano do compositor durante o 50º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, e também registrou esse repertório em CD.

Em janeiro de 2015, ele será o diretor artístico do primeiro “Villa-Lobos International Chamber Music Festival”, que acontecerá na Universidade de California, Riverside.

O evento contará com a participação do California Quartet, Peter Sprague String Consort e outros artistas, além de estreias de obras de compositor brasileiro Paulo Chagas.  Ainda em 2015, Hoefs irá executar a obra de Villa-Lobos em Londres, Paris, Berlin, entre outras cidades.

Lars Hoefs - Completou seu doutorado e mestrado em violoncelo na University of Southern California, em Los Angeles, onde estudou com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic, Ronald Leonard. Obteve seu bacharelado em violoncelo na Northwestern University, orientado pelo famoso pedagogo, Hans Jorgen Jensen. No Brasil, atuou como concertino e spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Roberto Minczuk e, em 2013, assumiu o cargo de Professor de Violoncelo e História da Música na Unicamp.

Cinthia Alireti - Após seu retorno ao Brasil em 2012, a maestrina Cinthia Alireti tem sido frequentemente convidada para atuar como regente e musicóloga em projetos no Brasil e no exterior. Recentes eventos incluem um concerto com a orquestra Collegium musicum Potsdam, na Alemanha, onde dirigiu Os Planetas, de Gustav Holst, e a estreia da sua edição crítica da ópera La Lotta d´Ercole con Acheloo, de Agostino Steffani, executada durante o prestigioso Festival del Valle d´Itria, em Martina Franca, na Itália. Após graduar-se no curso de composição musical da Universidade de São Paulo, sob a orientação do compositor Willy Corrêa de Oliveira e do pianista Gilberto Tinetti, Cinthia Alireti se especializou em regência, canto e cravo, durante os cursos de mestrado e doutorado na Universidade de Indiana (Bloomington) nos Estados Unidos. Na área de regência aperfeiçoou-se com grandes maestros e professores, entre eles, Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, and Thomas Baldner. Teve, ainda, a oportunidade de trabalhar e estudar com grandes intérpretes da música barroca, como Stanley Ritchie, Paul Elliot, Eva Legêne, Barry Baughess, Paige Whitley-Baughess, Nigel North e Elisabeth Wright. Em maio de 2008, esteve à frente do Bloomington Early Music Festival, dirigindo as récitas da ópera Tigrane de Alessandro Scarlatti, sendo o convite ocasionado pelas populares performances do Anima e Corpo Ensemble, um grupo de instrumentos de época especializado em óperas e gêneros dramáticos do período barroco que foi fundado e dirigido pela maestrina. Paralelamente à música barroca, atuou em diversos projetos de música contemporânea, destacando-se a première da ópera El retablo de Maese Pedro, de Gerardo Dirié, e a performance do clássico Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg. Durante especializações em Paris (Sorbonne) e em Saarbrücken (Universität des Saarlandes), estendeu sua pesquisa sobre edições críticas e a obra do compositor Agostino Steffani, paralelamente a atuações como regente e cravista.

Programa

Heitor Villa-Lobos – Integrais das obras para violoncelo e orquestra Concerto n. 1 para violoncelo e orquestra Fantasia  para violoncelo e orquestra Concerto n. 2 para violoncelo e orquestra (adaptações para orquestra de câmara realizadas por David Astridge)

Serviço
Série Panorama da Música Brasileira
Concerto – Orquestra Sinfônica da Unicamp Cinthia Alireti, regência Lars Hoefs, violoncelo
Quando: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Entrada livre
Mais informações: 19-99743-2142



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM