Servidores da FCM refletem sobre práticas de Sustentabilidade
Publicado por: Camila Delmondes
05 de julho de 2024

Compartilhar:

O coordenador da Comissão de Gestão Ambiental da FCM, Herling Gregorio Aguilar Alonzo/Foto: Camila Delmondes

No mês de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente 2024, a Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizou a palestra “A sustentabilidade no seu dia a dia: Vivências de uma mulher, mãe e doutoranda”, com a médica veterinária Ana Clara Ciglioni Salustiano, egressa do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica da FCM. A proposta foi a de reunir os servidores da FCM em uma conversa sobre questões práticas de Sustentabilidade, abordando hábitos saudáveis de alimentação e escolhas saudáveis de consumo.

“Na atualidade, não temos nada a comemorar, pois a capacidade que o ser humano teve de degradar a natureza, nos últimos 50 anos, é inigualável. Não encontrarmos referências anteriores em termos de destruição", disse na abertura do evento, o docente do Departamento de Saúde Coletiva, Herling Gregorio Aguilar Alonzo, e coordenador da CGA da FCM, em relação ao cenário ambiental do planeta.

Cesta de produtos orgânicos sorteada aos participantes do evento/Foto: Camila Delmondes

Alonzo disse que embora a situação seja muito preocupante, o contexto pessimista pode levar à uma mudança de entendimento e de comportamento das pessoas frente às questões ambientais, na medida em que aumentam os desastres naturais, as mortes e o adoecimento da população.

“O que aconteceu no Rio Grande do Sul não é à toa e já ocorre em diversas outras partes do país, muito embora ninguém diga nada. O Nordeste vive um desastre ambiental no seu dia a dia com décadas de seca, situação que só deve piorar com o aumento da atividade humana naquela região. Mais do que nos adaptar às mudanças climáticas temos que mitigar os processos que às desencadeiam”, afirmou.

Ainda nesse mesmo sentido, o coordenador da Gestão Ambiental da FCM falou sobre papeis e responsabilidades, que alia mudanças de ordem individual e coletiva, mas sobretudo econômica.

“Nós ouvimos sempre que a sociedade e os governos precisam se adaptar, mas ninguém fala sobre o papel determinante do sistema financeiro. Quantos bilionários há no mundo? Quantos são os donos das grandes indústrias e do agronegócio? Apesar disso, felizmente, existem mecanismos individuais que nos permite questionar essa configuração, decidir algumas coisas e propor uma mudança de rumo”, afirmou.

Ana Clara Ciglioni Salustiano, esgressa do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica da FCM/Foto: Camila Delmondes

Em sua palestra, Ana Clara Ciglioni Salustiano, que atualmente cursa o doutorado em Clínica Cirúrgica na Faculdade de Medicina de Ribeirão preto da Universidade de São Paulo (USP), compartilhou a sua jornada de transformação pessoal no campo da Sustentabilidade, como pesquisadora e mãe. Em sua exposição, a pesquisadora ofereceu dicas para a melhor escolha dos alimentos, embalagens, produtos de limpeza, roupas e cosméticos de menor impacto ambiental, e de mudança de hábitos comportamentais e de educação para as novas gerações. Também falou sobre o papel da sociedade no acompanhamento das discussões relacionadas à Emergência Climática e à Sustentabilidade.

“Precisamos enquanto sociedade, olhar para as pessoas que estão em vulnerabilidade porque elas são as primeiras a serem afetadas. Ambos os temas são pautas políticas porque sem políticas públicas não conseguimos frear o processo de degradação do meio ambiente. Acompanhar a política do país é muito importante, no sentido de acompanhar os projetos que têm sido votados nas instâncias de poder”, afirmou.

Membros da Comissão de Gestão Ambiental da FCM, organizadores da Semana do Meio Ambiente na Unidade/Foto: Camila Delmondes

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM