Sérgio Piedade, do DORT/FCM, assume presidência regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de março de 2023

Compartilhar:

O professor Sérgio Piedade, do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, assumiu em 2023 a presidência da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT - Regional SP). O docente é o segundo na história da FCM a ocupar o cargo na entidade. “Estar na Presidência da SBOT São Paulo é grande honra e enorme responsabilidade, pois a FCM teve na sua história apenas o professor Gottfried Köberle como presidente da entidade de 1997 a 1998”, lembra Piedade.

Professor Gottfried Köberle, ex-chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, foi o primeiro da FCM a presidir a SBOT SP. Foto: reprodução/​​​​​DORT-FCM

Trajetória na SBOT São Paulo

Piedade participou, nos últimos cinco anos, da diretoria da SBOT/SP, em cargos na tesouraria, secretaria e vice-presidência. Um dos destaques de sua atuação, foi, em 2022, após dois anos da pandemia da Covid-19, na presidência do 29º COTESP (Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo), maior evento da área do Estado. “Eu agradeço aos meus colegas da diretoria da SBOT SP, que me proporcionaram a oportunidade de realizar este grande evento científico e acadêmico na cidade de Campinas, com presença de dois grandes nomes da Ortopedia e Medicina Esportiva no mundo, como os professores Philippe Neyret (França) e Nicola Maffulli (Itália)”, declara o docente.

Outro evento de destaque foi o projeto de entrevistas com professores de outras universidades do Estado, chamado “Referências da Ortopedia Paulista”, realizado em 2021. “Me trouxe enorme satisfação poder concretizar a série de encontros com os professores Flávio Faloppa (EPM), Patrícia Fucs (Santa Casa/SP), Olavo Pires de Camargo (USP/SP), Moisés Cohen (EPM), Soares Hungria Neto (Santa Casa/SP) e Gilberto Camanho (USP/SP), colegas com relevantes contribuições para Ortopedia e Traumatologia no cenário Nacional e Internacional, que construíram a história da SBOT SP”, disse Piedade.

Projeto de entrevistas “Referências da Ortopedia Paulista”, conduzido pelo professor Piedade. Imagem: divulgação/SBOT SP

Gestão

“Em 2023, nossa diretoria terá como principais objetivos: fortalecer e implementar medidas para maior participação de colegas do interior de São Paulo; ações de treinamento contínuo dos residentes em Ortopedia e Traumatologia; valorização das seccionais na realização de reuniões científicas com foco no residente; proporcionar ao colega que deseja recolocação e aprimoramento de seus conhecimentos na área; estreitar laços e criar eventos conjuntos com outras Sociedades de Especialidade como SBCJ, SBRATE, SBC, SBQ e ABTPé, entre outras”, declara Piedade.

Paixão pelo esporte 

O professor, que é Coordenador da Medicina do Exercício e do Esporte da FCM, lembra o papel central que a atividade teve em sua trajetória. “A paixão pelos esportes sempre esteve presente na minha vida e foi fundamental na minha formação pessoal. Embora tenha praticado vários esportes, o judô é, sem dúvida, o que trouxe muitos ensinamentos, que envolvem trabalhar com dedicação, respeito e humildade. Em 1981, aos 16 anos, fui aprovado no exame de obtenção de faixa preta, realizado pela Federação Paulista de Judô. Eu considero este momento único, pois ao mesmo tempo que fiquei muito feliz pela conquista, rapidamente compreendi que os títulos trazem-nos conhecimento, e, acima de tudo, conscientizam-nos da responsabilidade”.

Currículo acadêmico

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina na Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo DOT (FCM/Unicamp), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Ciências da Cirurgia (FCM), Livre-docência em Biomecânica (FCM/2015). Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (SBOT- 1993) e Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE- 2005).

Sérgio Piedade, presidente da SBOT SP. Foto: Sérgio Piedade/divulgação


Notícias mais recentes



Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Reunião DTG: Mês da prematuridade - Acesso a cuidados neonatais de qualidade


Save the date: World Congress of Trauma and Emergency Leagues


A mordida do Leão! Parte do imposto de renda pode ser destinado para a Atlética de Medicina. Saiba como doar

FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM