Seminário Nacional em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação reúne profissionais de diversas áreas na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
14 de maio de 2018

Compartilhar:

Nos dias 10 e 11 de maio, o Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (PPSIR) e o Departamento Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promoveram o Seminário Nacional em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação. Intensa, a programação reuniu pesquisadores de diversas áreas de conhecimento e atuação, a partir de perspectiva multidisciplinar, e contou com conferências, debates, sessões temáticas, mesas redondas, exposições e apresentações artísticas. Veja a programação.

A solenidade de abertura do Seminário comemorou os 10 anos do PPSIR da FCM e contou com a participação dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Unicamp, Munir Salomão Skaf e André Tosi Furtado; diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes; da coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto; e da coordenadora do PPSIR e anfitriã do evento, Adriana Lia Friszman de Laplane.

“Assim como todas as iniciativas que se originaram no Cepre da FCM, nosso programa de pós-graduação tem características singulares e carrega a marca da interdisciplinaridade”, disse Adriana Laplane em sua mensagem de boas-vindas – destacando também que, em uma década de existência, o PPSIR contabiliza 130 dissertações defendidas e conta, na atualidade, com 24 professores credenciados e 66 alunos matriculados, sendo 37 no mestrado e 29 no doutorado.

"O programa também conta com a expertise de professores que atuam no curso de graduação em Fonoaudiologia e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Gabriel Porto (Cepre) da FCM, no Hospital de Clinicas (HC) e Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré (HES), bem como nas redes de saúde e educação, municipal de estadual, em Campinas e região", acrescentou.

Estruturado a partir do know-how dos docentes Cepre nos campos de reabilitação, saúde, desenvolvimento humano, políticas sociais, direitos humanos e educação, a o Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM, de acordo com Adriana, engloba projetos de diferentes áreas, tais quais, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, enfermagem, psicologia, serviço social, educação, arte, política e gestão, explica Adriana.

“A ideia do Programa é estabelecer um diálogo interdisciplinar, propondo diferentes estudos no contexto das políticas públicas de saúde e educação, nas práticas sociais e institucionais e nas dinâmicas da vida contemporânea às quais todos nós estamos sujeitos”, disse.

[Impressões]

“É uma honra poder comemorar os 10 anos de um programa pensado a partir de tantos trabalhos e necessidades de formação.”
Christiane Marques do Couto
Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCM

“Tenho a sorte de estar na universidade há muito tempo e de ter tido a chance de acompanhar o início de muitas atividades. Sou testemunha do esforço de interdisciplinaridade empreendido pelo DDHR e Cepre não como bandeira, mas como prática.”
Roberto Teixeira Mendes
Diretor Associado da FCM

“Vemos uma experiência nova surgindo e que aponta para o futuro. A ciência, de modo geral, caminha para a interdisciplinaridade. A área que mais cresce na pós-graduação, no Brasil, em termos de programas, professores e alunos é a área interdisciplinar.”
Andre Tosi Furtado
Pró-Reitor de Pós-graduação da Unicamp

“Toda unidade na Unicamp deveria ter um departamento chamado ‘de desenvolvimento humano e reabilitação’. A reabilitação envolve não só o aspecto físico. A reabilitação de um modo geral nos restaura à condição de humanos e nos faz viver melhor.”
Munir Salomão Skaf
Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM