Rumo à implantação do novo modelo curricular em Medicina
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
08 de fevereiro de 2024

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Colaborou Silvia Riceto/CAAC

Em 31 de janeiro, representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram à diretoria as propostas para as disciplinas “MD’s” do primeiro ano do curso, que serão ministradas a partir de março. Os grupos de trabalho vêm atuando na construção do novo modelo curricular para o catálogo 2024.

As disciplinas apresentadas foram: “MD170 - Bases humanas da prática médica” e “MD177 - Ética e relacionamento humano”, ambas representadas pelos professores Claudio Banzato e Daniele Sacardo. A disciplina “MD171 -  Prática médica I” foi representada pelo docente Bruno Campos e a “MD175 - Bases científicas da prática médica I” pelo professor Gabriel Anhê.

A construção dessas novas disciplinas contou com um grande número de professores envolvidos nos grupos de trabalho e pertencentes aos diversos departamentos da FCM, abordando temas atuais para a formação médica, como narrativas, técnicas de comunicação, profissionalismo e um incentivo ainda maior para os aspectos relacionados à importância da ciência na prática médica, inclusive abordando as consequências da medicina não baseada em evidências.

Os aspectos éticos da formação também foram enfatizados e serão abordados, não só na disciplina específica, como serão também ministrados de forma integrada com as demais disciplinas do semestre.

Os grupos procuraram trabalhar com base nas premissas aprovadas pelo NDE para a reforma curricular, inclusive inserindo o estudante desde o início do curso em atividades práticas para o desenvolvimento de habilidades médicas. Essas atividades serão ministradas nos ambientes de simulação do Laboratório de Habilidades da FCM.

Representantes do NDE em reunião na diretoria da FCM. Foto: Mario Moreira/CAAC

As estratégias de ensino também foram adequadas de forma a promover uma maior interação com o estudante, com menos aulas expositivas e o uso da tecnologia como apoio para a qualidade do curso. Para além dos ambientes simulados, a tecnologia será também utilizada para gravação de videoaulas interativas, que serão a base para discussões nas atividades.

As disciplinas do curso de Medicina possuem aproximadamente 120 estudantes matriculados. De acordo com Silvia Riceto, assessora pedagógica e coordenadora da Coordenadoria de Apoio Acadêmico (CAAC), a qualidade do ensino é mais eficiente quando os estudantes são distribuídos em pequenos grupos. Por outro lado, grupos com diferentes professores geram uma abordagem heterogênea do conteúdo, o que será minimizado com as videoaulas gravadas pelo professor especialista no tema no estúdio da CAAC.

A produção desse material didático será utilizada durante as aulas pelos professores, que terão a videoaula como base para a sua abordagem com os estudantes do seu grupo, garantindo assim que a base conceitual seja ofertada da mesma forma para todos os alunos.

O processo de construção dos novos programas das disciplinas está ocorrendo de forma gradativa por ser complexo e abordar não só a definição dos temas, mas a atualização da bibliografia, o uso de novas tecnologias e estratégias de ensino, os ambientes disponíveis para as atividades, a disponibilidade do corpo docente e demais particularidades. “Todos esses fatores devem ser analisados cuidadosamente para que se obtenha a eficiência do processo”, complementa Silvia.

O coordenador do NDE e diretor-associado da FCM, Erich de Paula, destacou o entusiasmo dos envolvidos na busca por soluções que valorizem ainda mais o currículo, preservando as qualidades e incluindo soluções para os aspectos que demandavam adequações.



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