Reunião trimestral aberta de pesquisas qualitativas das áreas da Saúde da Unicamp chega à 20ª edição
Publicado por: Camila Delmondes
25 de junho de 2021

Compartilhar:

Realizada na última quinta-feira, 24 de junho, em plataforma on-line, a 20ª edição da Reunião trimestral aberta de pesquisas qualitativas das áreas da Saúde da Unicamp. Moderado pelo docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Egberto Turato, o evento reuniu cerca de 70 investigadores, entre pós-graduandos e orientadores, de norte a sul do país.

“Os participantes foram atraídos não apenas pelo interesse nos chamados ‘métodos qualitativos’, como também para a discussão de três importantes temas da atualidade no que se refere ao desenvolvimento de projetos de pesquisa: pseudociência, hipótese em ciências humanas e escrita acadêmica”, explicou Turato.

Com duração de três horas, o encontro consistiu em Roda-de-Conversa, com a exposição de temas teóricos e interação dos ouvintes pelo chat da plataforma utilizada. O docente do Instituto de Física ‘Gleb  Wataghin’ e ex-reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, abriu o evento com a palestra intitulada As Concepções de Ciência versus Pseudociência nos Anos 2020, em que refletiu sobre o papel da epistemologia na atualidade, a função social do pesquisador na difusão científica, o estereótipo do cientista na era digital, e fake news.

Convidado da programação, por sua vez, o professor líder do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José Costa D’Assunção Barros, ministrou a palestra denominada A Formulação da Hipótese nas Pesquisas Qualitativas enquanto Ciências Humanas, ocasião em que explicou didaticamente os aspectos metodológicos fundamentais à construção de novos conhecimentos.

A docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e atual coordenadora Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), Eliane Gouvêa Lousada, encerrou o evento com a palestra intitulada O Letramento da Produção do Conhecimento Científico como Registro à Comunidade, versando sobre a escrita acadêmica enquanto código linguístico para uma estrutura sintática pragmática, as tensões de linguagem entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas, a internacionalização da literatura na constituição de uma rede de saberes, e sobre o momento ideal para a escrita do artigo.

Veja como foi

A 21ª Reunião Trimestral acontecerá no dia 16 de setembro, com a participação da socióloga Maria Cecília de Souza Minayo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Considerada uma referência na área, Minayo debaterá sobre como superar os problemas pertinentes aos estudos qualitativos à publicação em periódicos arbitrados. A 22ª Reunião Trimestral ocorrerá no mês de dezembro, também no dia 16.

Saiba mais

A Reunião Trimestral Aberta de Pesquisas Qualitativas das Áreas da Saúde da Unicamp teve início em 2016, a partir de uma aula de pós-graduação que contou com a participação dos professores Claudinei José Gomes Campos (FEnf), Rosana Onocko Campos (FCM) e Egberto Turato (FCM).

Nascia o chamado “G20”, grupo com a participação de vinte professores com escopos de trabalho afins, interessados em estudos qualitativos, e que aderiram informalmente ao intitulado Fórum de Pesquisadores Qualitativistas da Saúde da Unicamp, e que agora com a participação de inúmeros pesquisadores.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM