Residentes em Urologia da FCM vencem competição em maior congresso nacional da área
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
20 de setembro de 2024

De 4 a 7 de setembro ocorreu em São Paulo o Congresso Paulista de Urologia (CPU 2024).  Aline Akel, Leonardo Amaro e Lukas Salles, residentes em Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, alcançaram o 1º lugar do "Game of Residents", disputa entre as melhores residências da especialidade no país. A realização é da Sociedade Brasileira de Urologia (SP).

Oito times competiram em jogos de perguntas e respostas de múltipla escolha e treinamento em estações práticas. Os três integrantes do time vencedor da FCM ganharam troféus, além de inscrições, passagens e hospedagem para o Congresso Brasileiro de Urologia em 2025.

Adriano Fregonesi, Aline Akel, Wagner Matheus, Lukas Salles e Leonardo Amaro. Foto: Sociedade Brasileira de Urologia de SP

Além dos residentes, o preceptor da Urologia na FCM, Fábio Franco de Oliveira Júnior, ficou em 2º lugar em premiação de vídeo. Seu trabalho abordou a cirurgia de sacrocolpopexia videolaparoscópica, na área de urologia feminina.

“É muito motivador para nós saber que nossos residentes têm bom preparo teórico e para o mercado de trabalho”, declara Wagner Matheus, médico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e diretor-presidente da seccional paulista da Sociedade Brasileira de Urologia. Ele também ministrou palestra sobre doenças da próstata, voltada ao público leigo. Ainda pelo HC esteve o urologista Adriano Fregonesi, que fez parte da comissão científica do evento.

O Congresso Paulista de Urologia foi o maior da especialidade da América Latina, reunindo 3200 participantes do Brasil. Os médicos participaram de palestras e debates nas principais plenárias do evento. Entre os temas abordados na programação estiveram endourologia, uro-oncologia, infertilidade, medicina sexual, disfunção miccional, uropediatria e transplantes.

Cerca de 3200 participantes acompanharam a extensa programação do congresso, o maior da especialidade na América Latina. Foto: Sociedade Brasileira de Urologia de SP

Notícias mais recentes

A month in Campinas: testimonial from Nathanael Orin, Indonesian medical student

BORA: Exposição "Livros Notáveis"

GAIA Unicamp: Exposições da Seleção Chamada Pública 2023/2024

XXXIII CoMAU

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM