Renato Terzi relata sua história durante apresentação de TCCs da residência médica em Cirurgia
Publicado por: Camila Delmondes
06 de fevereiro de 2018

Compartilhar:

Os médicos-residentes da área de cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram, na manhã dessa sexta-feira (2), seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). O evento marca o fim da residência médica em 11 especialidades cirúrgicas. A apresentação de TCCs é obrigatória desde 2012 para os médicos-residentes.

Ao todo, 45 trabalhos de conclusão de curso foram apresentados dentro da programação da VI Assembleia Cirúrgica, ocorrida no anfiteatro 1 da FCM. O evento foi organizado pelo Departamento de Cirurgia com o apoio da Comissão de Residência Médica (Coreme) da FCM. (Veja a lista de trabalhos apresentados).

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor-associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes e pelo chefe do Departamento de Cirurgia, Cláudio Coy. A VI Assembleia Cirúrgica contou também com a palestra proferida por Renato G. Giovanni Terzi, professor emérito da Unicamp.

Terzi relatou fatos que marcaram sua carreira – sua vinda de Ribeirão Preto à Unicamp, a cirurgia de emergência feita em Zeferino Vaz contada no livro O Mandarim, e as inovações no campo da medicina intensiva que ele trouxe do exterior, entre tantos outras reflexões.

“Aprendemos com a vida, às vezes dura, e não na sala de aula. A medicina intensiva exige uma equipe multidisciplinar. Devemos ter sempre ideais elevados e passá-los às novas gerações”, disse Terzi aos novos médicos.

Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da FCM, relembrou que o Departamento de Cirurgia foi o primeiro que encampou o dia da apresentação dos TCCs e que hoje é uma rotina na grande maioria dos Departamentos. "Em decorrência dessa atividade, a Coreme criou o Mestrado Profissional em Residência Médica junto com a Comissão de Pós-Graduação da FCM", disse Ricardo.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM