Projeto da FCM sobre eficiência de avaliação da aprendizagem em Medicina recebe Prêmio PAEPE 2022
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
14 de dezembro de 2022

Compartilhar:

Foi realizada no último dia 12, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a cerimônia de entrega do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE 2022. A iniciativa reconhece as ações de Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão que trazem contribuições efetivas para a melhoria dos trabalhos prestados pela Universidade. Neste ano, 48 projetos foram premiados.

Silvia Maria Riceto Ronchim, pedagoga e coordenadora de Apoio Acadêmico (CAAC/FCM), teve o trabalho “Eficiência no processo de avaliação da aprendizagem do estudante de Medicina: otimizando o trabalho e agregando qualidade com a implantação de feedback imediato e criação de sala específica para avaliação” eleito como o melhor projeto local. Esse também foi o projeto da FCM selecionado entre os melhores da Unicamp, recebendo menção honrosa em 7º lugar.

Segundo a descrição do projeto, a avaliação da aprendizagem deve ser compreendida como uma ferramenta de ensino. A literatura mostra a importância da qualificação dos instrumentos de aprendizagem, bem como do feedback imediato para o estudante – que aumenta a retenção do conhecimento e melhora o desempenho no processo ensino-aprendizagem.

“Tendo como objetivo principal a implantação do feedback de avaliação da aprendizagem para qualificar ainda mais nosso curso de Medicina e considerando a impossibilidade de oferecer esse valioso recurso individual ao estudante, este projeto teve início em 2010 com a ideia de ter na FCM um ambiente específico para avaliação e, posteriormente, num estudo desenvolvido em parceria com a Harvard University (pós-doutorado), concluímos que, para a qualidade da formação médica é fundamental que os estudantes obtenham ao final das provas o feedback imediato do seu desempenho para que não haja a assimilação de conceitos errados quando os mesmos não são esclarecidos”, afirmou Silvia.

O curso de Medicina reúne 745 estudantes e 281 professores, e cada disciplina possui em média 120 alunos. Com isso, muitas horas de docentes e funcionários eram dedicadas às tarefas de elaboração e aplicação de provas, além do alto custo de papel e impressão. “Definimos então que as provas seriam aplicadas na Plataforma Moodle, para que ocorresse o feedback imediato ao estudante, facilitando a correção pelos professores, que pode ser feita on-line para as questões dissertativas. Com isso, reduzimos a zero os custos com impressão de provas e criamos uma Sala de Avaliação com capacidade para 145 estudantes realizarem as provas ao mesmo tempo, ou seja, foi criada uma estrutura física que oferecesse condições para a conclusão do projeto”, finalizou a coordenadora.



Notícias mais recentes



Estudo qualitativo da FCM sobre profissionais de saúde no auge da pandemia da Covid-19 é publicado na revista PLOS Mental Health

Professores da FCM recebem delegação da Universidade de Turim em encontro para novas parcerias

Semana da FCM


No Dia Mundial de Combate ao Câncer, professor José Barreto defende em audiência pública regulação de política nacional sobre a doença

(Divulgação) Pesquisa: Experimentos em Linguística (IEL/Unicamp)

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM