Projeto “Vivenciando a arte” chega à área da saúde da Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Funcionários do Hospital de Clínicas (HC), Hospital de Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) e da Diretoria Geral Administrativa (DGA) da Unicamp começam no mês de março oficinas de pintura promovidas pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). A ação faz parte do projeto “Vivenciando a arte”, idealizado pela artista plástica e funcionária do Instituto de Química, Márcia Cristina Quaiatti Antonelli. As aulas são após o expediente. Todo o material de pintura é oferecido gratuitamente pelo GGBS.

O projeto “Vivenciando a arte” existe desde 2009 e nasceu de um convite da psicóloga do IQ, Maria Helena S. Almeida, para Márcia dar o curso para funcionários, alunos e professores do Instituto de Química. A primeira turma tinha oito alunos. Hoje são mais de 40 alunos divididos em quatro turmas. No IQ, as aulas são no horário do almoço.  Somando-se aos novos alunos da área da saúde, o número total de pintores pode chegar a 90. E a demanda não para de crescer.

“A intenção dessas oficinas é trabalhar a habilidade individual, autoconhecimento, valorização, criatividade, integração e motivação dos funcionários. Depois que eles começam a pintar, há mudanças significativas no comportamento. Muitos relatam diminuição do estresse e da ansiedade e melhoria na facilidade em resolver problemas familiares e de trabalho”, revela Márcia.

A técnica ensinada é óleo sobre tela e contempla o estilo acadêmico. Duas vezes por semana, ela ensina o abstrato, separadamente do curso. No IQ, este ano, ela começa o curso de pintura com lápis de cor. As aulas começam em março e terminam em novembro. Em dezembro, os alunos fazem uma exposição na Casa do Lago.

“Os alunos ficam surpresos com o resultado final. Para mim é uma realização pessoal ter esse contato com a arte e desenvolver esse projeto dentro da Unicamp”, disse a artista campinense.

Até o dia 30 de março, os trabalhos de Márcia ficam em exposição no Espaço das Artes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A pintura a óleo é sua paixão, sendo que a artista abusa das cores fortes e vibrantes. O gênero floral é sua especialidade.

“O trabalho de Márcia é harmônico e agradável. Os temas são sempre escolhidos com muito critério levando-se em conta a beleza das formas e a diversificação das cores. Seus trabalhos apresentam um amadurecimento nas formas e na aplicação das diversas técnicas que emprega, revelando toda sua sensibilidade e talento”, diz Marilda Beligni, professora do ateliê de pintura que leva o mesmo nome.

Márcia Cristina Quaiatti Antonelli nasceu em Campinas, SP. É graduada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Participa de projetos no ateliê de Marilda Beligni desde 2001. Participou de exposições nacionais e internacionais. Recebeu menção honrosa no XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira, no Museu Pablo Neruda, em Santiago do Chile. Representou o município de Campinas em Circuito Internacional de Arte Brasileira na Alemanha, República Tcheca, Áustria, Portugal e Espanha, além de São Paulo e Minas Gerais. Na Unicamp, expôs no Espaço Cultural Casa do Lago.

 

Período da exposição “À flor da pele II”

De 7 a 30 de março, das 8h30 às 17h30

Espaço das Artes da FCM

Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, saguão do prédio-sede da

FCM, Unicamp



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM