Programas de Pós-graduação em Clínica Médica, em Oncologia e em Hemoterapia e Hematologia iniciam planejamento estratégico 2024-2028
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
22 de julho de 2024

Compartilhar:

Colaboração: Eneida Campos

Foi realizada em 11 e 12 de julho, no prédio da Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a abertura conjunta do planejamento estratégico dos Programas de Pós-graduação (PPGs) em Clínica Médica, em Oncologia e em Hemoterapia e Hematologia (2024-2028).

À mesa de abertura estiveram Rachel Meneguello, pró-reitora de Pós-graduação (PRPG) da Unicamp, Claudio Coy, diretor da FCM, além das coordenadoras dos programas de Pós-graduação: Denise Wittmann (Clínica Médica), Carmen Lima (Oncologia) e Susan Costa (Hemoterapia e Hematologia). Esteve presente, ainda, Eneida Campos, orientadora metodológica dos planejamentos estratégicos da FCM.

Mesa de abertura: Carmen Lima, Cláudio Coy, Rachel Meneguello, Denise Wittmann e Susan Costa. Foto: Matheus Vieira/CPG

“Vamos discutir os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que não atingimos ainda, para que haja uma evolução efetiva e que o nosso programa fique cada vez mais forte e adequado para os pós-graduandos e os orientadores”, disse Denise.  

“É uma grande oportunidade para discutir os potenciais avanços para os nossos programas de pós-graduação. A importância desse evento é estarmos todos juntos conversando, sob a orientação metodológica da Eneida”, declarou Carmen.

Grupos de trabalho reunidos no dia 11. Foto: Matheus Vieira/CPG

Susan lembrou a especificidade do mestrado em Hemoterapia e Hematologia. “Assim como os demais mestrados profissionais, é uma modalidade de pós-graduação nova para as universidades. Esses programas estão em um momento de entender seus papeis e traçarem metas de produtividade. Nesse cenário, o planejamento estratégico é ideal para que a gente possa fazer isso”.

“A faculdade vê o planejamento estratégico positivamente para os programas, pois esse tipo de discussão ajuda a trazer respostas para questionamentos da Capes, como a inserção de novos professores e a captação de alunos. Tenho certeza de que entre os próximos três e cinco anos o impacto vai ser ainda maior”, disse Cláudio Coy, que também representou José Guilherme Cecatti, coordenador da pós-graduação da unidade.

Coordenadoras dos programas de Pós-graduação: Carmen Lima (Oncologia), Denise Wittmann (Clínica Médica) e Susan Costa (Hemoterapia e Hematologia). Foto: Matheus Vieira/CPG

Para Raquel, a FCM se tornou um modelo para a universidade. Ela ressaltou que José Guilherme Cecatti e Cláudia Morelli, assessora docente da PRPG e ex-coordenadora da CPG (FCM), têm tido uma atuação muito importante na Comissão Central de Pós-Graduação da Unicamp, contribuindo com ideias e informações para que os PPGs de toda a universidade façam seus planejamentos estratégicos. Também acrescentou: "é nesse momento que a gente coloca no papel onde o programa chegou, estabelecendo metas e objetivos. Nesta discussão devemos levar em conta, além de temas recorrentes da instituição, como os docentes prestes a se aposentar, as próprias exigências da Capes, como a questão do sistema Qualis e dos egressos”.

Os trabalhos continuaram ao longo dos dias 11 e 12. Os PPGS em Clínica Médica e em Oncologia concluíram o planejamento. Já o Programa de Pós-graduação em Hemoterapia e Hematologia finalizará o planes em 15 e 16 de agosto, no Hemocentro.

Projetos a serem executados de acordo com mapa estratégico. Foto: Matheus Vieira/CPG

Próximos planejamentos

Em agosto estão programadas atividades dos planejamentos estratégicos dos Programas de Pós-graduação em Gerontologia, nos dias 5 e 8, e Saúde da Criança e do Adolescente, no dia 30.

Os relatórios dos planejamentos estratégicos estão disponíveis no site: https://www.fcm.unicamp.br/adm/planes/planejamento-estrategico-da-coordenadoria-de-pos-graduacao.



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM