Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva comemora 25 anos
Publicado por: Camila Delmondes
28 de novembro de 2017

Compartilhar:

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp comemora 25 anos de existência. Para celebrar essa data, aconteceu na segunda-feira (27), no anfiteatro da FCM, um encontro de ex-alunos, pesquisadores e professores.

A coordenadora do PPGSC, Maria Rita Donalísio, contou um pouco da história da criação do programa, que já formou quase 550 pesquisadores. Ela destacou a importância do curso para a formação de diversos profissionais que hoje estão inseridos no mercado de trabalho nas áreas de pesquisa, ensino e gestão pública da saúde.

“Cerca 6,78% dos doutores em Saúde Coletiva foram formados pela Unicamp nesses 25 anos. Recentemente, o programa recebeu nota 5 da CAPES. Nossas metas para os próximos anos são reforçar a produção científica e a internacionalização, ter uma maior inserção social e rever a parte pedagógica para continuarmos formando pesquisadores de excelente qualidade”, disse Maria Rita.

Um dos destaques do evento foi a apresentação da pesquisa “Perfil e trajetória dos egressos de 1991 a 2016 do PPGSC”, de Ehideé I. Gomez La-Rotta. A pesquisa mostrou os reflexos do impacto social causado pelos mestres e doutores formados em Saúde Coletiva pela FCM da Unicamp. Os orientadores da pesquisa foram Nelson Felice Barros e Maria Rita Donalísio.

“A maioria dos ingressantes era da região Sudeste e, após a conclusão da pós-graduação, foram trabalhar nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil na gestão pública de saúde municipal, estadual e federal. Dessa forma, o programa tem contribuído para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde brasileiro”, pontuou Ehideé em sua apresentação.

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PGSC) teve suas origens no curso de pós-graduação em Medicina que a FCM começou a desenvolver, em 1979, somente para médicos. Nesse ano, o então chamado Departamento de Medicina Preventiva e Social, oferecia algumas disciplinas optativas e colaborava com disciplinas obrigatórias no curso recém-criado. A partir de 1985, foi formalizada a área de concentração em Saúde Coletiva, ainda no interior do curso de Medicina. Em 1991 foi aberta a área específica de Saúde Coletiva e o curso passou a ser multiprofissional. O curso foi reconhecido, oficialmente, pela CAPES, em 1992.

Veja exposição virtual preparada pelo Centro de Memória da FCM em comemoração aos 25 anos do PPGSC.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM