Programa de Pós-graduação em Gerontologia da FCM realiza atividades de elaboração do planejamento estratégico 2024-2028
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
19 de agosto de 2024

Compartilhar:

Colaboração: Eneida Campos

Nos dias 5 e 8 de agosto, foi realizado o Planejamento Estratégico (planes) do Programa de Pós-graduação (PPG) em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o período 2024-2028. As atividades do primeiro dia ocorreram de forma virtual, enquanto no segundo dia, aconteceram no Centro de Investigação em Pediatria (CIPED).

Participaram da mesa de abertura: Cláudia Vianna Maurer Morelli e Elias Basile Tambourgi, assessores docentes da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Unicamp; Erich Vinicius de Paula, diretor associado da FCM; José Guilherme Cecatti, coordenador da Comissão de Pós-graduação (CPG); Cláudia Regina Cavaglieri, membro da Comissão do PPG em Gerontologia; e Lucia Figueiredo Mourão, coordenadora do PPG em Gerontologia.

Mesa de abertura

“A PRPG está incentivando que todos os programas de pós-graduação da universidade façam seus planejamentos estratégicos. Quando realizados com primazia, como tem sido na FCM, os planes resultam em um tempo de reflexão produtivo. Desta forma, os PPGs estão prospectando ações para realizar seus sonhos e detectando limitações a serem vencidas. Tudo isso resulta em um norte para eles”, declarou Cláudia.

Abertura reuniu Cláudia Morelli, Elias Tambourgi, Erich de Paula, José Guilherme Cecatti, Cláudia Cavaglieri, Lucia Mourão, além de Eneida Campos, orientadora metodológica do Planes/FCM. Imagem: Eneida Campos/divulgação

A fala da assessora docente da PRPG foi reiterada pelo diretor associado da FCM. “Os relatos dos participantes dessas atividades têm sido muito positivos. O PPG em Gerontologia é reconhecido pela comunidade por ter bastante interceção com outras áreas. Para a FCM, é importante ter cursos com essa natureza interdisciplinar. Também é um programa muito conectado com problemas reais da sociedade, contribuindo para que a FCM e a Unicamp levem os resultados para fora das salas de aula”, afirmou Erich.

O professor José Guilherme Cecatti destacou que, desde que assumiu a coordenação da CPG no lugar da professora Cláudia Morelli, está prosseguindo com a elaboração dos planejamentos estratégicos dos 14 programas de pós-graduação Stricto Sensu. Ele acredita que a FCM será a pioneira ao finalizar os planes em todos os PPGs. Também enfatizou que a ampla participação dos docentes credenciados, bem como de alunos e egressos, tem sido fundamental para esclarecer os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Já a professora Cláudia Cavaglieri, da Faculdade de Educação Física (FEF) e integrante da Comissão do PPG em Gerontologia, destacou a importância singular do programa ao dar início ao seu planejamento estratégico. Ela ressaltou a interdisciplinaridade entre os membros do corpo docente, que incluem profissionais de diversas unidades, além da expressiva diversidade na formação dos professores. De acordo com Cláudia, essas particularidades tornam o programa distinto dos outros da FCM.

Por fim, a professora Lucia Mourão destacou a importância da interdisciplinaridade no Programa de Gerontologia, bem como os desafios associados a essa característica, como o fato de esse PPG não estar vinculado a um departamento específico. “Agradeço os importantes temas trazidos e que serão, com certeza, desenvolvidos durante a realização dos trabalhos de planejamento estratégico do programa, tais como a necessidade de parcerias, fortalecimento das conexões e reconhecimento de áreas interdisciplinares”, concluiu a coordenadora.

Reunião dos grupos de trabalho no dia 8, na sala 5 do CIPED. 11. Foto: Eneida Campos/divulgação

Discussões

Ainda no dia 5, ocorreram outras discussões. Anita Liberalesso Neri, docente Departamento de Psiquiatria da FCM, tratou do tema: “Aspectos históricos: Como o PPG Gerontologia chegou até aqui?”. Em seguida, o assunto foi: “Metas para o PPG com base em seus pares da Reprinte (Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre Envelhecimento) e do Seminário de Meio Termo da CAPES”, por Adriana Machado Saldiba de Lima, coordenadora da Reprinte, e pela professora Lucia Mourão.

Ao longo dos dois dias, os participantes discutiram também a relevância do planejamento estratégico para o PPG em Gerontologia. Foram abordados assuntos como a interdisciplinaridade, a internacionalização e a formação de uma rede colaborativa entre os programas de gerontologia no Brasil.

Relatórios

Os relatórios dos planejamentos estratégicos da CPG FCM estão disponíveis no site: https://www.fcm.unicamp.br/adm/planes/planejamento-estrategico-da-coordenadoria-de-pos-graduacao.

Montagem de painel: objetivos, sonhos, projetos, formas de mensuração e metas de 2024 a 2028 para o PPG. Foto: Eneida Campos/divulgação


Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM