Programa de Pós-graduação em Farmacologia da FCM e UniEvangélica terá doutorado interinstitucional - Dinter, na Área de Ciências Biológicas II da Capes
Publicado por: Camila Delmondes
18 de janeiro de 2024

Compartilhar:

O Programa de Pós-graduação (PPG) em Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e a Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) acabam de firmar um importante programa de colaboração interinstitucional para a formação de novos doutores (Dinter), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O processo seletivo para o programa está previsto para agosto de 2024. Ao todo, 12 vagas serão oferecidas.

Segundo contou a coordenadora do PPG em Farmacologia da FCM, Fabíola Taufic Mónica Iglesias, a ideia de colaboração com a universidade goiana surgiu a partir de conversas com o coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UniEvangélica, Rodrigo Martins, egresso do PPG em Farmacologia. Docente da Universidade de São Paulo (USP) por muitos anos, após fixar residência no estado goiano, ele viu no novo vínculo institucional a possibilidade de contribuir com a formação e qualificação de especialistas naquela região.

Os professores, Fabíola Taufic Mónica Iglesias (Unicamp) e Rodrigo Martins (UniEvangélica) participam de chamada on-line, via Google Meet, com a secretária do PPG-Farmacologia, Marta Caldas, e a jornalista Camila Delmondes, para falar sobre as expectativas em relação ao Dinter firmado entre as duas instituições/Foto: reprodução

“Nosso programa de pós-graduação em Farmacologia subiu para a nota 5 na última avaliação da Capes, abrindo a possibilidade para que pudéssemos desenvolver o programa de doutorado interinstitucional. Foi então que vislumbramos, eu e o professor Rodrigo Martins, o estabelecimento de cooperação com a UniEvangélica, na Área de Ciências Biológicas II. A região do Centro-Oeste possui um vasto potencial a ser explorado para o fortalecimento de sua pós-graduação”, disse Fabíola.

O fortalecimento nas interfaces de publicações, produção tecnológica e o desenvolvimento de pesquisas conjuntas estão entre as expectativas do programa que seguirá o mesmo cronograma dos alunos regularmente matriculados no PPG em Farmacologia da Unicamp, que incluirá disciplinas ministradas na modalidade remota, discussão de projetos mútuos e visitas do corpo docente e discente de ambas instituições. O objetivo macro é o estabelecimento de uma relação duradoura entre Unicamp e UniEvangélica, explicou Fabíola.

“Nossa ideia é fortalecer o corpo docente da UniEvangélica a partir da expertise dos grupos de pesquisa do PPG em Farmacologia da Unicamp já consolidados e reconhecidos, no Brasil e no exterior. Esperamos que eles desenvolvam autonomia, e em decorrência desta, novas colaborações”, disse a docente da FCM, que também elogiou a infraestrutura e as contrapartidas oferecidas pela UniEvangélica no desenvolvimento do programa.

“É uma via de mão dupla em que todos nós atingiremos bons resultados. Nosso programa se fortalecerá como referência em âmbito nacional, enquanto a UniEvangélica terá mais docentes com título de doutor pela Unicamp, favorecendo o amadurecimento e independência de sua pós-graduação”, afirmou.

Ao falar sobre a expectativa da UniEvangélica com Dinter firmado com o PPG em Farmacologia da FCM, Rodrigo Martins fez questão de destacar que a universidade encara com muita seriedade as atividades de pesquisa e pós-graduação, afirmando a instituição – ao contrário de outras universidades privadas – investe de maneira especial na carreira dos professores e no desenvolvimento de pesquisas, sendo a Área da Saúde o seu foco principal de atuação.

“Saúde é a nossa vocação e queremos nos especializar nessa área. Somos jovens como universidade, mas já existimos há 75 anos enquanto instituição confessional evangélica respaldada por uma associação mantenedora, iniciada por médicos que fundaram os primeiros colégios, e que no decorrer dos anos deram origem a faculdades integradas que nos trouxeram até aqui”, disse.

Ao falar sobre a missão do Dinter firmado com a Unicamp, Rodrigo falou sobre a capacidade latente da iniciativa, de transformar vidas para além da formalidade de obtenção de uma nova titulação.

“É mais do que defender uma tese, realizar um experimento ou publicar um artigo. A realidade aqui em Goiás é diferente. E um programa interinstitucional como esse, firmado com uma das instituições mais renomadas do país e da América Latina como a Unicamp, é a chance real de oferecer um upgrade na vida profissional e pessoal dos nossos pós-graduandos”, comentou.



Notícias mais recentes



(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM