Professores Lígia Assumpção e Marcos Tambascia, da Área de Endocrinologia e Metabologia, são homenageados na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
20 de março de 2023

Compartilhar:

Foi realizada na última quinta-feira (16), no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, homenagem organizada pela Área de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica. O objetivo foi celebrar a trajetória profissional dos docentes Lígia Vera Montali Assumpção e Marcos Antonio Tambascia, em decorrência de suas aposentadorias neste ano.

Compuseram a mesa de autoridades os professores Denise Wittmann, chefe da Área de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica; Cláudio Coy, diretor da FCM; e Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp.

Foram exibidos vídeo-depoimentos de ex-alunos, residentes, familiares e amigos dos dois professores. Em seguida, professores e médicos renderam suas homenagens. Por fim, os laureados fizeram uso da palavra. Ao final do evento, ocorreu coffee break no Espaço das Artes da FCM.

Vídeo-depoimentos emocionaram o público. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

Lígia conta que gostou da área de Endocrinologia desde o começo de sua vida universitária, em 1968. Porém, a área não se encontrava estruturada na FCM. Ela fez uma parte da residência em São Paulo, mas foi incentivada a permanecer para montar a disciplina na Unicamp. “Lá, eu conheci o Marcos, que era de outro grupo de médicos. Foi difícil o começo. Estava na hora de aprender, mas também tínhamos que ensinar. Então, a gente se reunia à noite, a duras penas. Aos poucos, foi chegando mais gente. A Endócrino cresceu pela amizade e respeito que temos um pelo outro. O que nós conseguimos foi em conjunto. Estou muito feliz e emocionada com esse encontro, com todos que estão aqui e os depoimentos de tantos ex-residentes queridos”.

Marcos, que também fez menção especial a todos residentes que passaram sob sua supervisão na FCM, falou sobre a evolução da área. “O que era verdade 50 anos atrás hoje não é mais. O grande barato que eu acho da nossa profissão de médico, endocrinologista em particular, é a capacidade de se atualizar sempre. Quanto mais a gente sabe uma coisa, mais dúvida a gente tem. Isso estimula a gente continuar estudando e trabalhando. As coisas não podem parar, e continuamos indo para frente. Estou muito feliz e honrado por receber essa homenagem especial e poder compartilhar essa emoção com a minha família e todos vocês aqui reunidos. Muito obrigado”.

A homenagem completa está disponível no canal da FCM no YouTube.

Homeneageados ao lado de colegas no Espaço das Artes. Foto: Marcelo Oliveira/ARPI

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM