Professor Paulo Palma é o 4º brasileiro condecorado com honraria ibero-americana, desde 1973
Publicado por: Camila Delmondes
01 de julho de 2016

Compartilhar:

O urologista Paulo Cesar Rodrigues Palma, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), é o primeiro docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a ser condecorado com a Medalha Francisco Díaz, a mais alta honraria da Associação Espanhola de Urologia.

Ao lado de outros três brasileiros – Alvaro Cumplido de Santanda (1772), Roberto Rocha Brito (1977), e Sami Arap (1995) – o pesquisador da FCM colocou o Brasil em pé de igualdade com os Estados Unidos, como um dos países mais premiados no continente americano, desde que a homenagem foi instituída, em 1973.

O reconhecimento, de acordo com Palma, é considerado o maior reconhecimento ibero-americano da sua área de atuação. “Esse reconhecimento demonstra como o Brasil está avançado no campo da urologia, quando comparado a outros países do mundo”, afirmou.

Dentre as contribuições da Unicamp para a área urológica, Palma destacou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de diversas ações nesse sentido, tais quais, as de neurourologia e urologia oncológica, os transplantes renais e as cirurgias pélvicas reconstrutivas.

“Na área de cirurgia pélvica reconstrutiva, dentre outras, o Brasil é considerado vanguarda, contribuindo com muitas técnicas cirúrgicas inovadoras. O mini sling, por exemplo, utilizado na incontinência urinária feminina, foi desenvolvida na Unicamp”, destacou.

Sobre a Medalha Francisco Diaz
Francisco Diaz (1527-1590) foi médico do Rei Felipe II da Espanha e é considerado o pai da Urologia Mundial. Foi autor do primeiro tratado de urologia da história da medicina, publicado em 1588, como “Tratado nuevamente impresso de todas las enfermedades de los riñones, vejiga y carnosidades de la verga y urina", e reimpresso pela Associação Espanhola de Urologia, em 2016. Coube professor Antonio Puigvert, de Barcelona, a difusão da obra de Francisco Diaz, bem como a criação da medalha que leva o seu nome.



Notícias mais recentes



Save the date: Winter Schools 2025


Exposição "Partes de um todo", do Ateliê Vivenciando a Arte


Jornal da Unicamp: Plataforma integra dados sobre o clima com saúde materna e perinatal

Seminário LABORARTE: Como a arte (da cena) pode contribuir na formação profissional (em saúde)?

Inauguração de auditório repara história de professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCM

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM