Professor britânico John Sandars apresenta ideias para reforma curricular do curso de Medicina na FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
05 de agosto de 2022

Compartilhar:

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (3) a palestra “Renovação e Implementação Curricular”, com o professor doutor em Educação Médica e diretor de Inovação e Conhecimento em Educação Médica, John Sandars, da New Edge Hill Medical School. Pela primeira vez no Brasil, Sandars contou sobre sua experiência com o tema. O evento ocorreu na Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Para Sandars, o currículo deve conter objetivos, métodos e avaliações, além de considerar o contexto em que se insere. A missão do programa de cinco anos da New Edge Hill Medical School é desenvolver médicos que colaborem entre si e tenham cuidado com os pacientes no centro da prática, se comprometendo a melhorar a saúde de sua comunidade. “O currículo é literalmente uma estrada. Tudo o que nossos estudantes aprendem, nós precisamos conhecer”, disse Sandars, que completou: “Não há nada melhor do que ter estudantes que se interessem com paixão sobre fazer Medicina. Um dia eles serão nossos médicos. Nós queremos que eles se desenvolvam, floresçam e sejam clinicamente competentes”.   

Dario Cecilio-Fernandes, pesquisador do departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e professor colaborador do programa de pós-graduação em Clínica Médica da FCM, ressaltou a importância do encontro nesse momento. “Com a ampla experiência do professor Sandars nessa área, pensamos que seria uma ótima oportunidade para discutir suas ideias inovadoras com o grupo da reforma curricular do curso de Medicina da FCM. O aspecto mais importante apontado foi a necessidade de uma revisão na quantidade de conhecimento que, de fato, um aluno de graduação precisa adquirir. Sandars também enfatizou a importância de se pensar no bem-estar dos alunos, proporcionando-os maior autonomia e permitindo-os aprofundar-se em áreas de seu interesse particular”, disse.

Foto: Péricles Lima/ARPI
Foto: Péricles Lima/ARPI


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM