Primeiro doutorado entre Unicamp e UFJ investiga doença hepática gordurosa não-alcoólica em obesos submetidos à bariátrica
Publicado por: Camila Delmondes
02 de novembro de 2021

Compartilhar:

No dia 25 de outubro, o fisioterapeuta Silênio Souza Reis defendeu a primeira tese do convênio de Doutorado Interinstitucional (DINTER) firmado entre o Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPGCC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e a Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Publicada na Revista Obesity Surgery e intitulada Correlação entre parâmetros antoropométricos e a ocorrência de doença hepática gordurosa não-alcoólica em indivíduos obesos submetidos à cirurgia bariátrica, a pesquisa teve como orientador, o professor do Departamento de Cirurgia da FCM, Everton Cazzo, que na ocasião da defesa, destacou a relevância do estudo desenvolvido por Silênio, que abordou questões sobre a doença gordurosa hepática.

“A pesquisa merece destaque tanto do ponto de vista mecanístico – analisando a influência da distribuição de gordura corporal – quanto em termos de saúde pública, por apontar a possibilidade de ocorrência da doença a partir do emprego de métodos não invasivos (medidas antropométricas)”, afirmou.

Além de Everton Cazzo, a banca da defesa contou com a participação dos professores Wilson Rodrigues de Freitas Jr., da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Patrícia Leão da Silva Agostinho, da Faculdade de Fisioterapia da UFJ; Henrique José Virgili da Silveira, Raquel Franco Leal, da FCM. Na imagem, abaixo, a banca de qualidifcação, realizada em julho de 2021, com a participação do professor do Departamento de Cirurgia da FCM, Luiz Roberto Lopes (primeiro à esquerda, de camisa na cor cinza).

MINTER e DINTER: Ciências da Cirurgia

Em 2019, o PPGCC da FCM Unicamp e a UFJ firmaram dois importantes programas de colaboração interinstitucional para a formação de novos mestres e doutores para o país: o MINTER (mestrado) e o DINTER (Doutorado). O primeiro processo seletivo do convênio interinstitucional foi realizado naquele mesmo ano e contou com a participação das professoras e do secretário do PPGCC da FCM, Raquel Franco Leal, Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin e Amarildo Stabile.

"O MINTER e o DINTER da FCM com a UFJ são uma grande conquista do nosso Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia, que coloca em prática a solidariedade entre os programas de pós-graduação e instituições de ensino superior”, destaca o coordenador do PPGCC da FCM, Alberto Cliquet Júnior.

Para a executora dos convênios MINTER e DINTER do PPGCC da FCM, Raquel Franco Leal, a expetativa da Unicamp é contribuir para que os mestres e doutores formados nessas modalidades possam progredir em suas carreiras acadêmicas na UFJ, onde possuem vínculo, formando novos núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação na área de Medicina III (Capes), no Centro-Oeste brasileiro, que ainda não conta com uma pós-graduação nesta área.

“O Brasil possui uma extensão territorial muito grande e a distribuição e a oferta de programas de pós-graduação não é homogênea", disse Raquel Franco Leal, que também destacou a contribuição da professora Márcia Carolina Mazzaro, na execução do convênio pela UFJ. “Ela nos auxilia muito nessa iniciativa”.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM