Prêmios da SBD reconhecem expertise e atuação de Maria Cândida Ribeiro Parisi e Marcos Antonio Tambascia no cuidado da Diabetes
Publicado por: Camila Delmondes
06 de dezembro de 2021

Compartilhar:

Ainda no mês de novembro, a médica assistente e o docente do Departamento de Clínica Médica (DCM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Maria Cândida Ribeiro Parisi e Marcos Antonio Tambascia, foram contemplados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), respectivamente, com os prêmios “Salvando o Pé Diabético” e “Francisco Arduino”.

Em sua 11ª edição, o Prêmio Salvando o Pé Diabético foi instituído em 2007 e reconhece o profissional de maior destaque na luta pela prevenção de úlceras e amputações, no Brasil. Em carta de premiação encaminhada à Maria Cândida Parisi, o presidente da SBD, Domingos Malerbi, afirma que o destaque da especialista na área de Doenças nos Pés e Neuropatias é reconhecido por toda a comunidade médica.

“Chama à atenção, a sua notável contribuição, tanto na área educacional, quanto na área científica, abrangendo não só profissionais ligados à saúde, mas também pessoas com diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes orgulha-se de seu profícuo trabalho, e a parabeniza por sua tenacidade em seguir com relevantes ações, para transformar a vida das pessoas com diabetes em nosso país”, destaca.

Médica da disciplina de Endocrinologia do DCM, Maria Cândida é mestre e doutora em Clínica Médica pela FCM Unicamp. É, também, especialista em Saúde Pública e Diabetes pelo Instituto Nacional de Endocrinologia de Havana (Cuba). Ao falar sobre a premiação recebida, a profissional destacou o papel da Educação no enfrentamento da Diabetes. “A Educação pode fazer toda a diferença no cuidado e na prevenção das complicações crônicas decorrentes do Diabetes”, comenta.

Assista ao vídeo na íntegra.

Em sua 13º edição, o Prêmio Francisco Arduino foi instituído em 1997, com o objetivo de homenagear os profissionais que se destacam pelos relevantes serviços prestados às pessoas com diabetes, no país. Também em carta de anúncio da premiação encaminhada ao professor Marcos Tambascia, o presidente da SBD justifica a escolha do nome do docente da FCM para a outorga da honraria.

“A sua notoriedade na área de endocrinologia, sobretudo, na diabetologia, é reconhecida por todos: na docência, promovendo o conhecimento desde a graduação até as mais altas esferas da carreira universitária; em ações visionárias nas políticas multiprofissionais; na honestidade intelectual; e na generosidade e altruísmo”, afirma.

Coordenador da disciplina de Endocrinologia da FCM, Marcos Tambascia é graduado em Medicina pela PUC São Paulo, especialista em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciências Médicas pela FCM Unicamp, onde também coordena o Centro de Pesquisa Clínica em Endocrinologia e Diabetes. É, também, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Obesidade e Diabete, sendo responsável pelos cursos de atualização e reciclagem em diabetes.



Notícias mais recentes



Pesquisa da Unicamp procura voluntárias para avaliação da gordura marrom

Projeto ‘Terra Lume’ celebra os 40 anos de pesquisas teatrais


Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM