Pós-graduação em Ciências Médicas da FCM realiza planejamento estratégico
Publicado por: Camila Delmondes
13 de novembro de 2019

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Formar agentes e líderes de modificação na sociedade e mentores que inspirem e perpetuem o conhecimento interdisciplinar e a inovação em saúde, com ética, responsabilidade social, inovação, cooperação e humanização. Estas são as diretrizes do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), delineadas a partir de Oficina de Planejamento Estratégico, realizada de forma inédita por um programa de pós-graduação da unidade.

“Em 2019, o PPGCM comemora 40 anos de existência. A partir dessas oficinas, queremos ter mais claro quais são a missão, a visão e os valores do nosso curso. A Comissão do Programa considerará tudo o que foi levantado e discutido nesses dois dias de oficina pelos nossos alunos e professores”, explicou a coordenadora do PPGCM, Patrícia Moriel.

A Oficina foi realizada nos dias 4 e 11 de novembro, a partir de dinâmicas de grupos que envolveram alunos e professores em uma espécie de brainstorm criativo. “Guiamos os grupos a partir de perguntas provocativas constantes da ferramenta de análise SWOT, muito utilizada em de planejamento estratégico e que mede as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças enfrentadas pelo Programa”, explicou o docente do Departamento de Neurologia da FCM, especialista em Gestão do Pensamento Enxuto, Li Li Min, responsável pela oficina.

Ainda de acordo com Li, todas as respostas definidas pela ferramenta SWOT são elementos que ajudarão a nortear as ações do Programa. “Além do mais – acrescentou Li – ao pensar o Programa, as pessoas sentem-se valorizadas e parte de um processo em que são capazes de propor mudanças significativas de melhoria”.

O Professor Titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM, Egberto Ribeiro Turato, foi aluno da quarta turma de doutorado do PPGCM. Atualmente responsável pela responsável pela linha de pesquisa Estudos Clínicos-Qualitativos no Campo da Saúde, ele elogiou a iniciativa pelas redes sociais. “A prática de uma atividade de planejamento estratégico, aberta com presença de alunos e orientadores, é a retomada de um arrojo”, afirmou.

Para a estudante de mestrado Luiza Ugarte da Silveira Gonzalez, trabalhar em conjunto com docentes, a partir de pontos de vistas diferentes, foi fundamental para pensar problemas, soluções e estratégias de ação. “Foi uma maneira democrática e eficiente que convergiu esforços para alcançar o que todos nós queremos: uma ótima avaliação do programa e publicações com qualidade, inovação, reconhecimento internacional e largo alcance”, disse a jovem.

Enquanto aluno de doutorado do PPGCM, João Kleber Novais Pereira acredita que inserção da comunidade discente na realização do planejamento estratégico do curso foi um diferencial a mais. “Podemos contribuir na construção de um programa mais inovador e humanizado, com profissionais mais qualificados para o país”, comentou.



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